Cultura & Lazer Titulo
Kuroiwa mostra nova safra
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
18/06/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A paciência oriental e o olhar atento às imagens do cotidiano marcam as criações de Wagner Kuroiwa. Essas e outras características da produção do médico e artista plástico podem ser conferidas no vernissage que ocorre hoje, às 20h, na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo.

Intitulada Travessia, a mostra tem entrada gratuita e celebra o centenário da imigração japonesa no Brasil. O evento reúne 28 obras, entre serigrafias, aquarelas, pinturas e desenhos feitos com bico-de-pena. O preço dos trabalhos vai de R$ 800 a R$ 8.000,00.
Amanhã, a exposição será transferida para o saguão do Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50. Tel.: 4348-1000), onde permanecerá em cartaz até 3 de julho.

"Vou mostrar obras da minha safra 2008, que aborda temas de São Bernardo e apresenta um realismo fotográfico", afirma Kuroiwa, ex-diretor do Departamento de Vigilância à Saúde de São Bernardo.

Vínculo - Apesar de ter nascido em Garça, no interior do Estado, ele não esconde o forte vínculo com a região. Entre as obras do catálogo está um desenho da Praça dos Meninos, situada no bairro Rudge Ramos. A criação do artista reproduz a decoração oriental do espaço, que abriga pontes, luminárias, espelhos d'água e coretos.

"Para não ficar na mesmice, pintei uma ponte, que desenhei com bico-de-pena. Gosto desse tipo de abordagem", frisa Kuroiwa, filho de pai japonês e mãe brasileira, ambos lavradores.

A mostra também reúne representações de outros lugares emblemáticos de São Bernardo, como a Via Anchieta e a Igreja Matriz.

Ainda segundo ele, a exposição presta tributo ao pintor japonês Manabu Mabe, legítimo representante da corrente abstracionista.

"A questão oriental está muito presente nos meus trabalhos. Ao observá-los, você pensa em quanto tempo levei para realizá-los. Têm essa minúcia e um sentimento forte", avalia Kuroiwa.

Arte - Kuroiwa, de 61 anos, define-se como um ‘desenhista compulsivo' e diz que o interesse pelas artes visuais o acompanha desde a infância. "É uma necessidade interior, não consigo mais parar de desenhar", comenta.

Mas foi somente no fim da década de 1980 que ele começou a se dedicar profissionalmente à pintura. Na exposição, ocorre a síntese de suas paixões.

Exemplo disso é o quadro Cristo, composto de fragmentos de radiografias. "É impossível não vincular o que eu faço à medicina. Para fazer esse quadro, garimpei nos pronto-socorros radiografias com diversas lesões, e pintei a imagem de Cristo", explica o artista.

Travessia - Vernissage do artista plástico Wagner Kuroiwa. Hoje, às 20h. Na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo - Rua Vinte e Oito de Outubro, 61. Tel.: 4123-3050. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;