Setecidades Titulo Segurança pública
Chegada do Natal amplia presença de policiais nas ruas

Operação conjunta entre polícias Militar e Civil e GCM intensifica Segurança em áreas comerciais

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
06/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Diante da aproximação do Natal, no dia 25, áreas comerciais das sete cidades ganham reforço na Segurança por meio de operação conjunta entre as polícias Militar e Civil e a GCM (Guarda Civil Municipal). A ação, que vigorará até o dia 31, tem o objetivo de coibir roubos e furtos e ampliar a sensação de segurança para os consumidores e comerciantes.

Segundo a PM (Polícia Militar), pelo menos 300 profissionais estão sendo empregados na fiscalização diária. Os agentes circulam a pé, com bicicletas – nos casos de Santo André e Diadema – ou até mesmo a cavalo – São Bernardo e Mauá. Outra aposta da corporação são as campanhas educativas, com distribuição de folders com dicas de segurança.

Em Santo André, além do reforço de 14 viaturas, a PM conta com equipe itinerante no calçadão das ruas Coronel Oliveira Lima, Carijós, Alameda Vieira de Carvalho, largo da Vila Luzita e Praça Dezoito do Forte. Além disso, foram designados 35 GCMs por dia somente para a operação.

São Bernardo informou que anunciará em breve ação para as regiões comerciais. No entanto, a Prefeitura programou para o Centro da cidade aumento da fiscalização de trânsito devido ao fluxo elevado de veículos, principalmente na Rua Marechal Deodoro.

Em São Caetano, a ação foi intensificada nas ruas comerciais e nas proximidades de agências bancárias. Segundo a secretária de Segurança Cristina Jarnyk, “haverá reforço da Atividade Delegada, que permite que os policiais militares trabalhem por dez dias do período de suas folgas e Atividade Diferenciada, programa semelhante destinado aos guardas-civis municipais”.

Em Mauá, a GCM iniciou a Operação Papai Noel em 1º de novembro por causa da entrada do dinheiro correspondente ao 13º salário no mercado. A área de atuação está sendo no comércio central.

Ribeirão Pires também aderiu à operação desde o dia 1º. Diadema e Rio Grande da Serra não retornaram até o fechamento desta edição.

EXPECTATIVA

A equipe do Diário percorreu a Rua Coronel Oliveira Lima, em Santo André, e verificou que o principal anseio da população é que o aumento dos agentes de Segurança nas ruas reflita em menos ocorrências. A doméstica Vanete da Silva, 54 anos, afirma que já presenciou assaltos no corredor comercial andreense nas proximidades do Natal. “A população se sente mais segura quando sabe que tem policiamento nas vias, mas raramente resolve, porque os ladrões roubam e ninguém nota, devido à ‘muvuca’. Espero que neste ano (os gestores) tenham pensado melhor as ações.”

DICAS

Major da PM e chefe da Divisão de Operações e Instrução, Vlamir Luz Machado alerta que a população deve evitar abrir a carteira em público. Outra dica é que os consumidores evitem aglomerações e procurem realizar compras em dias e horários de menor movimento. Há recomendação ainda para que o dinheiro seja separado em diferentes bolsos e que a pessoa carregue somente cartões e cheques necessários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;