Memória Titulo
Macalé, o mariano do bairro Fundação, chega aos 80 anos

A abertura da Memória de hoje é sugestão do pesquisador Alex Maganha, da Comissão de Festas da Paróquia São João Batista. Élcio Cândido, o Macalé...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/05/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


A abertura da Memória de hoje é sugestão do pesquisador Alex Maganha, da Comissão de Festas da Paróquia São João Batista.

* * *

Élcio Cândido, o Macalé, festeja seus 80 anos. Ele nasceu em 3 de maio de 1930 no bairro Fundação, em São Caetano. Foi vereador várias vezes e vice-prefeito de São Bernardo (1973-1977). Reside desde a década de 1950 em Rudge Ramos e passou a infância e parte da juventude em São Caetano, onde foi congregado mariano e jogou futebol no time da Congregação Mariana do bairro.

Ótimo amigo o Macalé. Religioso desde menino, está sempre presente no coral da Paróquia de São João Batista. Sempre direto e objetivo, prefere a música aos longos discursos. Foi candidato a prefeito na sucessão de Geraldo Faria Rodrigues. E nas campanhas, era sempre o último a falar. Então, nos comícios, perguntava ao povo: "Vocês querem que eu fale ou cante?". E a jornada ficava mais alegre com os primeiros acordes e aquele vozeirão gostoso.

Macalé também é ligado à Memória. Seu acervo pessoal é rico. Guarda até os rascunhos das reuniões das quermesses de Rudge Ramos. Vida longa, amigo.

A greve dos 41 dias - 34º Dia

Domingo, 4 de maio de 1980. Fala-se que o fim da greve dos metalúrgicos na faixa Santo André a Rio Grande da Serra está próximo. À noite, Benedito Marcilio, presidente afastado do sindicato, é chamado a Brasília.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 4 de maio de 1980

Manchete - Fim da greve em Santo André poderá ser decidido hoje

Editorial - Há momentos certos para fazer as coisas

EM 4 DE MAIO DE...

1870 - Giusepe Tosi nasce em Rovigo, na Itália. Vem com os pais para o Núcleo Colonial de São Bernardo em 1877, juntamente com as primeiras levas de imigrantes locais.

1956- Criada a Junta do Trabalho de São Caetano, a segunda do Grande ABC.

Agenda Fundação Pró-Memória - 64 anos da reunião de fundação do Jornal de São Caetano (1946).

TRABALHADORES

Nascem em 4 de maio:

1903 - Benedito Balbino. Natural de São João da Boa Vista. Associado nº 8 do Sindicato dos Químicos. Servente da Sociedade de Produtos Agrícolas e Industriais. Residência: Avenida João Ramalho, 176, Santo André.

1919 - Zenaide Carvalho. Natural de Campinas. Sócia nº 55 do Sindicato dos Químicos do ABC. Empacotadora da Atlantis. Residência: Rua das Bandeiras , 196, bairro Jardim, Santo André

Fonte: 1º livro geral de registros do Sindicato dos Químicos do ABC.

SANTOS DO DIA

Floriano, Gregório de Vennuchio e Pelágia. Na estampa, Santa Mônica (331-387), mãe de Santo Agostinho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;