Cultura & Lazer Titulo
Gente que transforma
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
06/06/2010 | 07:12
Compartilhar notícia


O Jardim Santo André, cenário do caso Eloá na cidade andreense, hospeda projeto que estimula a cultura da não-violência por meio da capoeira e do hip hop. Trata-se do Ponto de Cultura Mistura & Gingada, que será inaugurado hoje com exibições de música, dança e teatro.

A arte em comunidades carentes tem dado exemplos de eficiência para afastar crianças e jovens das situações de risco. O Mistura & Gingada é uma iniciativa de protagonismo social que pertence à Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional do Jardim Santo André - que comemora no mesmo evento de hoje 20 anos de lutas e conquistas.

O projeto idealizado pela comunidade está entre os nove contemplados no Grande ABC, em novembro, pelo edital Pontos de Cultura, do MinC (Ministério da Cultura) e Secretaria de Estado da Cultura. O convênio destina R$ 180 mil a cada entidade, parcelados em três anos.

As novas atividades - voltadas ao hip hop - do Mistura & Gingada foram escolhidas pelas próprias pessoas do bairro. "Fizemos uma pesquisa com os moradores", explica a vice-presidente da associação, Maria Aparecida Fernandes.

A proposta é aproximar a cultura da comunidade que possui cerca de 45 mil habitantes. "Há shows em Santo André, mas sempre na área central. Às vezes, o jovem quer ir, mas não tem o dinheiro para a condução. Essa é a realidade", explica.

A mobilização já começou. Há um mês, dois moradores se voluntariaram para lecionar aulas de violão na sede. "A intenção é essa: envolver a comunidade, mostrar que esse espaço é para uso de todos".

Inauguração - É bastante diversa a programação que inaugura o Ponto de Cultura do Jardim Santo André. Há desde aprendizes até artistas mais conhecidos. Tanto moradores do bairro como nomes de outras cidades têm espaço para se expressar sob as mais variadas formas. Um foi chamando o outro até completar a agenda.

Entre as apresentações, estão Sinfonia do Gueto (rap), Arnaldo Tifu (rap), Bebê do Góes (choro), Thabata Ottoni (monólogo Ritos de Rios e Ruas), Divina Luz (samba) e O Afro (rap). Cerca de 40 crianças da comunidade, a partir das 13h, dançam capoeira com o mestre Paulinho, que as treina há cerca de dois anos.

Há também atividades direcionadas para as crianças. No período da manhã, o Circo Europeu dará oficinas de malabares e bambolês. Grafiteiros ainda farão intervenção na fachada da sede com temáticas da Copa e de Manezinho Araújo (1910-1993), embolador pernambucano que recebe homenagem.

A festa de inauguração do Mistura & Gingada será das 10h às 18h de hoje. A sede da Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional do Jardim Santo André fica na Avenida 1º de Dezembro (travessa da Rua Galileia), Santo André. A entrada é franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;