Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Existe pote de ouro no fim do arco-íris?
Tauana MarinDiário do Grande ABC
22/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr


A história da existência de pote de ouro no fim do arco-íris trata-se de lenda que nasceu na Irlanda, na Europa, há milhares de anos. Segundo o folclore, seres mitológicos chamados de leprechauns são os responsáveis por colecionar o metal precioso. Como habitam as florestas (dentro dos troncos de árvores), vivem em busca das moedas que ficam acumuladas em caldeirão. Esse conjunto de ouro tem capacidade de reluzir quando em contato com os raios solares e, de acordo com conto irlandês, forma o arco colorido visto no céu.

Na cultural irlandesa, os leprechauns são pequenos homens que se parecem com gnomos. Travessos, ganharam versões em desenhos e filmes, chamando a atenção pelos cabelos ruivos e a roupa verde.

A lenda é famosa mundialmente e se faz viva até os dias de hoje pelo fato de o arco-íris remeter à felicidade. O colorido fenômeno da natureza, que não aparece o tempo todo no céu, é capaz de fascinar as pessoas.

Por traz da história envolvendo o pote de ouro ainda há mensagem de que sempre existe boa recompensa após a agitação de uma tempestade, uma vez que o arco-íris surge, principalmente, depois de chuva forte. A ideia é a de que sempre há lado positivo no meio das dificuldades encontradas na vida. O ouro seria a esperança que nos motiva a encontrar essa coisa boa, a lição preciosa.

O arco-íris também se faz presente na história cristã. Na Bíblia, Noé é convocado por Deus a reunir um casal de cada animal em grande barco, já que uma tempestade cobriria toda a Terra. As cores no céu representariam a calmaria anunciando que o pior havia passado na jornada.

Detalhe que o nome do fenômeno pode transmitir alegria, uma vez que, segundo a mitologia grega, o termo tem relação com Íris, a deusa da esperança. Seria representação da esperança de encontrar a felicidade.

Consultoria de Maria Helena Villas Bôas Concone, antropóloga, professora e pesquisadora, e Denise Gimenez Ramos, professora titular de Psicologia Clínica, ambas profissionais da PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Pergunta de Rayssa Santos Oliveira, 12 anos, de Santo André. 

O arco-íris é fenômeno físico da natureza. Ele aparece quando há chuva e Sol juntos ou quando a luz atinge nuvem carregada com milhares de gotículas d’água. Seu desenvolvimento ocorre pelo reflexo da luz do Sol, formando arco com seis cores (vermelha, laranja, amarela, verde, azul e violeta, esta última perdendo intensidade e parecendo dar origem a uma sétima cor) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;