Memória Titulo
Discos perpetuam a Copa de 58. A primeira estrela do Brasil. A Copa de Didi, Garrincha e Pelé
Por Ademir Medici
02/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Qual foi a sua primeira Copa? A do padre Afonso, ontem aqui focalizada, foi a de 1982. A da dramaturga Hilda Breda Assumpção, de São Bernardo, foi a de 1958. Mas não por causa do futebol em si, mas em lembrança aos fogos de 60 atrás e aos dois discos que o seu pai comprou sobre o Mundial que deu ao Brasil a primeira estrela.

A menina que se escondia com medo dos fogos

Texto: Hilda Breda

A minha primeira Copa foi a de 1958. Aos 6 anos, para mim, o evento não tinha o significado esportivo nem de ufanismo que pontuam as Copas. Naquele ano, cada jogo, ainda em transmissão radiofônica, representava os sons de bombas e rojões que meu pai, Angelo Breda, gostava de soltar para festejar cada gol ou cada vitória do escrete canarinho (ele era um tanto fanático pelo esporte – jogava no time do XX de Setembro e seu chute era tão forte que o apelidaram de Fuzil).

Nessas comemorações ele contava com a cumplicidade de minhas irmãs mais velhas, Jandira e Neide. Eu, quando ouvia o gol ou percebia que o jogo havia terminado, já me antecipava e corria para me esconder embaixo da cama. E lá ficava, tampando os ouvidos com as mãos, até vislumbrar, além das bordas das cobertas, dedos que se mexiam – a mão salvadora de minha mãe.

Dona Maria Lidia ficava com a mão estendida, tentando me convencer a sair do esconderijo. Eu me encolhia mais. Instantes depois, ela argumentava que os estouros haviam acabado, porque fora assim que ela havia ordenado a meu pai e às minhas irmãs.

E veio o título. E os dois elepês que meu pai Fuzil comprou depois. Até hoje canto as canções de cor dos discos e sei os nomes dos jogadores e da equipe técnica.

Infelizmente, meu pai faleceu bem antes da Copa de 1962. Minha mãe conservou os discos. E coube a mim, quando ela se foi, herdar estes dois vinis. A Copa me reporta às lembranças em que minha breve angústia pelas explosões logo eram recompensadas por carinho, afetividade e amor da família.

Sérgio Paz, diretamente da Rússia. Ele e sua bicicleta

Eis uma foto da novíssima Arena Mordovia, de Saransk, cidade de 300 mil habitantes (a menor sede de 2018), onde foi disputada a emocionante partida Tunísia x Panamá.

Depois da Copa, ela será utilizada pelo único time da cidade, que teve público médio de 2.500 torcedores na temporada passada.

Com capacidade para 45 mil pessoas, a arena é também chamada aqui na Rússia de “elefantowsky brancowsky”.

Qualquer semelhança com o Brasil não é mera coincidência... é padrão Fifa.

Na segunda foto, o pôr do sol no Rio Oka. É o principal afluente do Rio Volga pela margem direita.

Diário há 30 anos

Sábado, 2 de julho de 1988 – ano 31, edição 6794

Manchete – Índice de poluição recorde na região; fumaça cobre todo o vale da Vila Pauliceia, em São Bernardo

Santo André – Município gasta 10% do Orçamento com lixo.

Mauá – Prefeitura manda retirar ambulantes do Centro.

Alimentos – O preço unitário da fruta sobe todo dia; caem as vendas em montes, quilos etc. Reportagem: Ivanilde Sitta.

Adeus – Morre aos 43 anos o jornalista Alberto Soltanovich, editor da página Nacional do Diário.

Movimento Sindical – Duzentos funcionários da CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo) paralisam atividades.

Memória – Japoneses de Diadema.

Crônica (Guido Fidelis) – Uma aventura de Kid Mortalha.

Em 2 de julho de...

1863 – Iniciadas as obras da Estrada de Ferro São Paulo Railway, cortando o Grande ABC.

1918 – Dezoito escoteiros de Guaratinguetá chegam a São Paulo, a pé, depois de passar por Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Santos e São Bernardo. Percorreram 402 quilômetros. Um dos pernoites foi no Alto da Serra, atual distrito de Riacho Grande.

n Automobilistas protestam contra projeto de lei aprovado pelo Senado Federal regulamentando o tráfego de automóveis e outros veículos em todo o território nacional. O projeto do senador Mello Franco tem disposições consideradas rigorosas e injustas.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a contraofensiva italiana; conquista do Monte Valbells ou Valbella; 800 austríacos aprisionados.

1923 – São abertas as vendas de terrenos do primeiro loteamento urbano de Mauá, Vila Bocaina.

1973 – Nevoeiro cobre o Grande ABC.

1978 – Chico Anísio estreia coluna no Diário.

Hoje

Dia do Bombeiro

Dia do Hospital

Santos do Dia

Pedro de Luxemburgo (França, Lorraine, 1369 – Villeneuve, 1387).

Bispo de Metz, nomeado aos 15 anos, e cardeal-diácono. Faleceu aos 18 anos.

Oto de Bamberga

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 2 de julho:

Na Bahia, Alagoinhas e Macajuba

No Amazonas, Amaturá

Na Paraíba, Curral Velho

No Paraná, Santa Isabel do Ivaí

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;