Direitos do consumidor Titulo Direito do consumidor
Saiba escolher o melhor aquecedor
Idec
21/06/2018 | 07:18
Compartilhar notícia


Com a chegada do inverno, cresce a procura por aquecedores elétricos. No entanto, antes de correr para comprar o seu, vale a pena analisar o tamanho do ambiente e tipo de piso onde ele será instalado, além das características do modelo. Veja vantagens e desvantagens dos principais modelos disponíveis:

Incandescente
Modelo mais comum no mercado, principalmente devido ao seu baixo preço, esse aquecedor funciona por meio de resistências incandescentes protegidas por grades metálicas. Além do valor, uma grande vantagem é o seu bom desempenho, pois quase toda a energia consumida por ele é transformada em calor.

Cerâmico
Assim como o primeiro modelo, também conta com uma resistência para aquecimento. A diferença é que sua resistência é protegida por uma cerâmica, que retém o calor e depois o dissipa de forma mais uniforme por meio de uma ventoinha.

A óleo
Apesar do nome, este aquecedor também é elétrico. Por meio de resistências, o óleo dentro do radiador é aquecido, de um modo parecido com locais que possuem aquecimento central. As desvantagens desse modelo são: o preço, geralmente mais caro que os outros modelos; aquecimento mais lento; e o gasto maior na conta de luz.

Climatizador de ar
Com funcionamento parecido ao do ar-condicionado, serve tanto para aquecer o ambiente quanto para resfriar. O modelo custa mais do que os aquecedores elétricos comuns, mas você pode utilizá-lo o ano inteiro e ele não resseca o ambiente.

Ar-condicionado split quente e frio
Bem mais potente, o ar-condicionado split quente e frio pode ser uma ótima opção para quem deseja um aquecimento mais rápido, além de um aparelho que atende às suas necessidades tanto no verão quanto no inverno.

Impacto no bolso
O uso de aquecedor elétrico pode ter um impacto negativo na conta de luz do consumidor. Segundo um levantamento realizado pelo Idec em 2010, um aquecedor ligado por oito horas ao dia durante duas semanas pode gerar um impacto entre R$ 50 e R$ 95 mensais na conta de energia, dependendo do modelo.

Pesquise e escolha o melhor modelo à sua necessidade! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;