Memória Titulo Memória
Cora Coralina estremeceu Rio Grande da Serra
Por Ademir Medici
08/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Foi um dos momentos mais emocionantes vividos por esta página Memória. Percorrendo a Avenida Dom Pedro I, no coração de Rio Grande da Serra, fotografando escolas, fanfarras e outras instituições, chegamos à concentração da Escola Estadual Poetisa Cora Coralina, da Estrada do Rio Pequeno, 1.087, no Parque América.

Não conhecia ninguém da escola, mas havia publicado aqui em Memória a história da fanfarra, enviada pela família Madeira, mãe e filha. Foi esta família quem nos fez ir até Rio Grande da Serra para acompanhar o desfile da cidade, naquele 1º de maio.

E não é que ao chegar à escola concentrada sou saudado em coro por alunos e professores. 

Amigo leitor, eles gritaram meu nome e me deram um broche da fanfarra de presente. Chorar, não. Mas que deu vontade, ah, isso deu.

E tiramos várias fotos. E seguimos caminhando em busca de novas imagens. Hoje, mais de um mês depois, dentro desta série aqui no Diário, saúdo os novos amigos da EE Cora Coralina. 

E fazemos o mesmo apelo de ontem feito à Escola Professora Shisuki Ioshida Niwa, da Pedreira: continuem a escrever a história da sua escola e da sua fanfarra. E também da Vila América. Vila, escola e fanfarra são organismos vivos. Entrelaçam. Elas formam uma família, a grande família. O broche de vocês será guardado para sempre.


Diário há 30 anos

Quarta-feira, 8 de junho de 1988 – ano 31, edição 6773

Manchete – Governo tem pronto novo pacote. A meta é taxar o curto prazo, reentroduzir o título cambial e desvincular o over da inflação

Meio Ambiente – Perigo no ar, nas fábricas. E a prevenção? Qualidade do ar ontem na região: inadequada: Vila Pauliceia, Diadema e São Caetano; aceitável: Mauá e Santo André (Centro). Reportagem: Lucia Faria.

Memória – A Cicpaa (Comissão Intermunicipal de Controle da Poluição das Águas e do Ar) em São Caetano.

Guido Fidelis (Crônica) – O futuro da Pátria, nas cidades e campos.

Hoje

Dia Mundial do Oceano. A data foi estabelecida durante a Eco-92, no Rio de Janeiro.

Dia do Citricultor.

Dia Mundial da Saudade.

Em 8 de junho de...

1918 – Em uma das prisões do posto policial de São Bernardo, onde fora recolhido por embriaguez, faleceu repentinamente Frederico Pinto Teixeira. O exame cadavérico foi feito pelo médico legista Rebello Neto.

A guerra. Do noticiário do Estadão: movimento antialemão na Lituânia e na Estonia.

1973 – Volkswagen apresenta seu mais novo carro: a perua Brasília. Como os demais modelos, projetada e construída na fábrica da Via Anchieta, em São Bernardo.

1978 – Tribunal Regional do Trabalho arquiva pedido de ilegalidade da greve dos metalúrgicos do Grande ABC.

Santos do Dia

Efrém

Salustiano

Clodolfo

História das Copas

13ª QUESTÃO

Quais seleções africanas chegaram mais perto de disputar uma semifinal de Copa do Mundo?

A – Camarões e Senegal

B – Senegal e Gama

C – Camarões, Senegal e Gana

Resposta amanhã.

Resposta da 12ª questão, ontem colocada: A China só jogou uma Copa do Mundo, na Coreia do Sul e no Japão, em 2002. Quantos gols os chineses marcaram naquele Mundial?

A – Nenhum gol

B – 1 único golzinho

C – 2 gols

Alternativa A. A China ainda está devendo um gol em Copa do Mundo para sua imensa torcida, calculada como a maior do mundo (1.401.586.609 habitantes, em 2015).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;