Contexto Paulista Titulo
No eixo S.Paulo-Brasília

O grau de representatividade junto à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal é uma avaliação muito importante

Wilson Marini
08/10/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


O grau de representatividade junto à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal é uma avaliação muito importante para as cidades neste momento. São os deputados estaduais e federais os porta-vozes da região junto ao Poder Executivo - governador e presidente da República. Eles fazem também o corpo a corpo com os secretários estaduais e ministros na briga por recursos e projetos de interesse local e regional. Assim como a imprensa é regional, a ótica política é regional. Os deputados dão força aos prefeitos e vereadores para as reivindicações que fogem à rotina da burocracia e que exigem negociação, pressão, avanço, oportunidade. Conhecem o ‘caminho das pedras'. Isso é o mínimo que se pode esperar dos parlamentares: que abracem as causas maiores da região que representam e pela qual foram eleitos. Eles são os grandes lobistas dos municípios, no bom sentido. Aqueles que não agem dessa forma, não são bons deputados.

Articulação local
Quanto maior a concentração de votos numa região, maior o compromisso do deputado com o seu eleitorado e, por extensão, com a população. Por isso, é fundamental saber se a cidade melhorou ou piorou o seu status em relação à representatividade. Esse foi o grande destaque nos jornais da Rede APJ nos dois dias que se seguiram às eleições de domingo. A diversidade de resultados mostra a importância da articulação da força política local. A cidadania deve ser exercitada para se construir o futuro, despertar novas lideranças, e ocupar os espaços no cenário estadual e nacional. Melhorar o desempenho nas próximas eleições, daqui a quatro anos. E, claro, fiscalizar e cobrar os atuais eleitos.

Compromisso
Exemplo da importância dos deputados para a região é a manchete de ontem do Jornal de Jundiaí: "Três eleitos e um discurso: trabalhar forte para a região". O jornal foi ouvir o que os recém-eleitos dizem na euforia da vitória. E registrou as promessas. Na mesma linha, a Folha da Região, de Araçatuba, publicou a seção Para cobrar depois, em que o leitor pode marcar o nome e partido dos candidatos em quem votou para fiscalizar ao longo do mandato.

Disputa pela representatividade
Comparativamente às demais regiões, Rio Preto é uma das que se deram melhor. Elegeu seis deputados federais, seis estaduais e um senador, Aloysio Nunes Ferreira, o mais votado no País. Algo inédito na história, destacou o Diário da Região. O resultado supera regiões com maior população, como a do Grande ABC, onde a bancada federal dobrou de dois para quatro, mas a estadual diminuiu de nove para sete.

Também o Alto Tietê, na região metropolitana de São Paulo, tem motivos para festejar. Passa a ter uma das maiores representações na Assembleia e na Câmara Federal com a eleição de cinco deputados federais e cinco estaduais.

Em Americana, O Liberal avaliou que a região ganhou força na Assembleia Legislativa ao eleger quatro deputados, mas perdeu na Câmara Federal (nenhum eleito). Araraquara aumentou a sua representatividade ao eleger dois estaduais e um federal graças ao comportamento do eleitorado que optou fortemente por candidatos com "carreira política consolidada na cidade", segundo disse à Tribuna Impressa o cientista político Marcelo Santos, da Unesp. Tudo isso é de fazer inveja a outras regiões, como a de Bauru que, com quase 1 milhão de votos, perdeu representatividade no Congresso Nacional: apenas um de seus atuais deputados federais foi reeleito e na Assembleia Legislativa a região segue apenas com Pedro Tobias, um dos mais votados do PSDB no Estado. A região de Araçatuba também elegeu um estadual e um federal.

Sorocaba emplacou cinco estaduais, mas em editorial intitulado "Pior do que estava, ficou", o Cruzeiro do Sul lamenta que a cidade tenha eleito apenas um representante na Câmara Federal, em lugar dos três na atual legislatura. E aponta que apenas 54% dos votos válidos de Sorocaba foram para candidatos a deputado federal pela cidade. "Se dependesse única e exclusivamente dos votos dos sorocabanos, a cidade não teria nenhum representante, tanto na Câmara Federal quanto na Assembleia", concluiu o jornal.

Franca tinha dois estaduais e um federal e conseguiu reeleger apenas os estaduais, mas não perdeu a esperança: se Paulo Maluf obtiver uma decisão judicial favorável, o PP ampliaria o número de vagas na Câmara Federal e uma delas estaria assegurada a uma candidata da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;