Esportes Titulo Clássico
Timão vence 1º dérbi do ano com golaço e polêmica

Corinthians faz 2 a 0 e derruba invencibilidade do Palmeiras, que reclama de pênalti e expulsão

Raphael Rocha
Diário do Grande ABC
25/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Daniel Augusto Jr./ Ag. Corinthians


Se o roteiro das últimas duas temporadas se repetir, no qual o vencedor do primeiro dérbi teve ano de conquistas, o torcedor corintiano já pode esfregar as mãos. O Corinthians venceu o Palmeiras por 2 a 0, na Arena, pelo Campeonato Paulista, em jogo polêmico, e colocou fim em números positivos do Verdão.

Os gols de Rodriguinho e de Clayson encerraram a invencibilidade do Palmeiras em 2018 – eram oito partidas sem derrota (seis vitórias e dois empates, todos pelo Paulistão). Também liquidaram a série invicta do goleiro Jailson, que estava há quase 500 dias sem revés (29 jogos).

Em 2016, o Palmeiras venceu o Corinthians por 1 a 0, gol de Dudu, no Pacaembu, e, naquele ano, levantou o troféu do Campeonato Brasileiro. Na temporada seguinte, o Timão bateu o rival por 1 a 0, gol de Jô, na Arena, e encerrou 2017 como campeão paulista e brasileiro.

A polêmica ficou em torno da atuação do árbitro Raphael Claus na marcação do primeiro pênalti do jogo, aos 15 minutos da segunda etapa. O Alvinegro vencia por 1 a 0, golaço de Rodriguinho aos 39 minutos do primeiro tempo. E o mesmo Rodriguinho arriscou chute de fora da área. A bola rebateu na zaga palmeirense e se ofereceu a Renê Júnior. O volante tentou tirar de Jailson, que abafou o lance, mas ergueu demais o pé, atingindo a coxa esquerda do volante corintiano com a sola da chuteira. O lance seguiu por quase um minuto até que Claus apitou pênalti, alegando ter sido comunicado da falta pelo quarto árbitro, José Claudio Rocha Filho. Mais do que isso: expulsou Jailson.

Os jogadores do Palmeiras reclamaram bastante da jogada – principalmente pela sequência à partida dada pelo árbitro. Seis minutos depois, Jadson bateu a penalidade para fora, já com Fernando Prass defendendo a meta alviverde.

Com a saída de Lucas Lima para entrada de Prass, o Palmeiras perdeu a criatividade no meio-campo. E viu a vantagem adversária aumentar em outro pênalti, aos 36. Rodriguinho, o melhor do jogo, entrou na área palmeirense driblando os rivais. Quando armava o arremate, foi calçado por Dudu. Desta vez foi Clayson quem bateu. Escolheu o meio do gol, Prass pulou para a direita, e o Corinthians sacramentou o triunfo, o quarto seguido contra o Verdão – um pelo Paulistão e dois pelo Brasileirão de 2017.

REPERCUSSÃO - Após o jogo, Renê Júnior mostrou os cortes em sua coxa esquerda para justificar o pênalti assinalado. “Não encenar nada, está aí a prova”, disse o volante, retirando curativo feito após o lance.
Pelo lado palmeirense, sobraram críticas à atuação de Raphael Claus. “Sei que posso ser punido, mas passaram a mão de novo aqui dentro, todo jogo é assim. Vou ser punido, mas tenho de falar: passaram a mão de novo na gente”, desabafou Jailson. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;