Setecidades Titulo Sagrado
Fiéis saem de suas casas para celebrar Nossa Senhora dos Navegantes

Diadema teve procissão pelas ruas; em São Bernardo o evento foi na água

Por Marcela Munhoz
05/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Foi debaixo de sol forte, com cantos, orações e muita disposição, que cerca de mil pessoas – segundo a GCM (Guarda Civil Municipal) de Diadema – acompanharam ontem a 24ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, evento em homenagem à padroeira dos trabalhadores das águas. A procissão teve início às 9h na Estrada Pedreira Alvarenga com a Avenida dos Pereiras (prainha). Ao longo do trajeto homens se revezavam na tarefa de carregar a barca com a imagem da santa. Feliz por estar presente na tradicional festa, Antônio Alves, 64 anos, morador de Diadema desde 1973, disse que sempre faz questão de acompanhar o evento.

O trajeto durou pouco mais de uma hora e meia e percorreu várias ruas da região. A diademense Maria das Graças, 41, foi à procissão acompanhada da filha Ingrid, 16. Ela disse que começou a frequentar a festa desde o início. “Venho há 20 anos. Sou devota da santa desde criança. Estou pedindo pelos meus filhos, que estão com problemas”. Cícero José da Silva, 65, da Pastoral da Acolhida, da Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, é outro que não perde uma procissão. Disse ser devoto desde que nasceu. “É coisa de família”. Após o trajeto, a barca com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes e os fiéis chegaram à paróquia, onde estavam esperando mais 300 pessoas. Houve então uma missa, almoço e bingo.

SÃO BERNARDO
Ontem também, por volta de 7h30, cerca de 45 barcos participaram da procissão de Nossa Senhora dos Navegantes no Riacho Grande, em São Bernardo. Vanderléa Rochumback Dias, presidente da Colônia de Pescadores locais, conta que houve, durante trajeto de 200 metros, a benção para as embarcações. O evento na água durou cerca de duas horas. Em seguida, a procissão seguiu por terra até a igreja para missa e o tradicional almoço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;