Economia Titulo
Petróleo Brent sobe às vésperas de reunião da Opep
Das Agências
02/07/2001 | 08:35
Compartilhar notícia


O petróleo do tipo Brent registrou ligeira alta nesta segunda-feira na abertura do mercado londrino, às vésperas da reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e de uma votação da ONU sobre as sanções contra o Iraque.

Às 10h GMT, o barril do petróleo do Mar Norte para entrega em agosto, referência do International Petroleum Exchange (IPE) de Londres, estava cotado a 26,27 dólares, em comparação com os 26,08 dólares no fechamento de sexta-feira.

O mercado se mostrava preocupado em saber o desenlace do caso Iraque e Conselho de Segurança da ONU, já que a Opep vai manter provavelmente seu atual nível de produção.

"A cotação se mantém estável devido à crise entre Iraque e a ONU e isto não tem nada a ver com a Opep", explicou Mike Ingram, da corretora ABN Amro.

A reunião da Opep na terca-feira será uma simples formalidade e a produção atual deve ser mantida, acrescentou.

Bagdá interrompeu suas exportações de óleo cru no dia 4 de junho, em protesto contra as modificações que os Estados Unidos e Grã-Bretanha querem fazer nas sanções contra o Iraque.

Perto da data de ação do novo projeto de sanções, França, China, Estados Unidos e Grã-Bretanha chegaram a um acordo. A Rússia, que está sendo pressionada pelo Iraque para usar seu direito de veto, ainda não assinou o documento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;