Setecidades Titulo Santo André
Escorpiões invadem apartamentos e assustam moradores do Pq.das Nações

Moradores suspeitam que os animais venham dos terrenos vizinhos

Bianca Barbosa
Especial para o Diário
13/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Moradores de condomínio residencial na Rua Campo Santo, no Parque das Nações, em Santo André, reclamam do aparecimento de escorpiões. Os animais surgiram primeiro nas áreas térreas, como o parquinho e estacionamento, mas agora são encontrados até dentro dos apartamentos.

Luciane Lopes, 47 anos, vendedora, foi surpreendida duas vezes na última semana. Após encontrar escorpião em cima da cama, ela ficou em alerta e passou a checar os móveis e roupas antes de usá-los. Na quarta-feira, ela revela que sentiu o animal peçonhento caminhando pelo seu braço. “Senti o braço arder e imaginei que tinha sido picada. Guardamos o bicho em um pote com álcool e fomos para o hospital. Fiz vários exames de sangue, mas constataram que eu não tinha sido picada.”

A notícia se espalhou rapidamente pelo condomínio. Thiago Gomes de Oliveira, 37, comerciante, mora no prédio há cinco anos e diz que esta é a segunda vez que escuta sobre o aparecimento de escorpiões no bairro. “Toda vez que a gente chega, vasculho tudo. Minha esposa fica com o meu filho, 1 ano e 7 meses, do lado de fora. Saio olhando todo o apartamento, sacudo os brinquedos, as roupas, a cama. Só depois deixo eles entrarem.” Hoje, entretanto, a família terá de dormir fora de casa, pois dedetizou o local.

Renato Bastos, 40, dedetizador da empresa ByInsect, esclarece que o calor contribui para o aparecimento dos escorpiões. “As baratas são a fonte de alimento deles e no calor a proliferação dos insetos é maior. Onde tem muita barata, matagal e entulho é possível foco desses animais”, alerta.

Moradores também procuram focos de escorpiões nos automóveis. Susan França, 31, fotógrafa, tem uma filha de 3 anos e fica sob alerta antes de colocar a pequena na cadeirinha do carro. “Estaciono na rua, onde tem muitos assaltos. Além de vasculhar o carro e me preocupar com os animais, tenho que tomar cuidado com os ladrões”, lamenta.

A Prefeitura informou que tem realizado vistorias para identificar a presença de escorpiões. Sobre o terreno particular, a gerência de controle de zoonoses diz que constatou resíduos sólidos descartados, além de mato alto no referido terreno. “O proprietário do lote foi notificado em dezembro de 2017. Até o dia 20 de janeiro será feita nova vistoria para verificar se o proprietário do local tomou as providências.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;