Esportes Titulo Fórmula 1
Stewart lamenta falta de apoio a brasileiros

Tricampeão mundial, escocês elogia pilotos tupiniquins, mas vê jovens abandonados pelas empresas

Por Dérek Bittencourt
11/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques


 Boina e calça xadrezes, camisa branca e óculos escuros bem grandes. Estes, ornamentando um escocês de 1,63 m que caminhava como um popstar pelo paddock do autódromo de Interlagos. Dono de três títulos mundiais de Fórmula 1, Jackie Stewart distribuiu simpatia, não negou uma foto sequer e demonstrou ser admirador dos pilotos brasileiros. Citou os principais, elogiou a qualidade e lamentou a saída de Felipe Massa, que deixará o grid sem representante verde e amarelo em 2018.

“O Brasil é um grande País para a F-1 e para os esportes a motor desde Emerson Fittipaldi. O mais impressionante para mim é que por muitos anos houve apoio a jovens pilotos. (José) Carlos Pace, (Ayrton) Senna, (Rubens) Barrichello, Nelson Piquet... Víamos bandeiras de empresas brasileiras pelo mundo. É uma pena (a falta de apoio atual). Os brasileiros são vencedores nas categorias que disputam. Precisam de apoio”, declarou Stewart.

Aliás, não apenas o escocês causou furor no paddock. O backstage da F-1 parecia passarela de grandes pilotos. Entre os estrangeiros, Alain Prost (tetracampeão) e Niki Lauda (tri) trabalham, respectivamente, na Renault e na Mercedes. David Coulthard é da Red Bull e estava acompanhado de Jos Verstappen, pai do prodígio Max. Jacques Villeneuve, por sua vez, se tornou comentarista, a exemplo do brasileiro Luciano Burti, que representou o País junto de Thiago Camilo, Cacá Bueno, Roberto Pupo Moreno e outros.

Lewis Hamilton domina treinos com quebra de recorde da pista

A sexta-feira foi de Lewis Hamilton em Interlagos. O britânico mostrou que a conquista do tetracampeonato antecipado não tirou a vontade de se manter no topo. Muito pelo contrário. O piloto da Mercedes dominou as duas primeiras sessões de treinos livres, com direito a quebra de recorde da pista, ao cravar 1min09s202 na atividade da manhã – a melhor marca em treino era do piloto alemão Nico Rosberg, em 2014 – 1min10s023. Ele repetiu o desempenho no treino da tarde e desponta como favorito à conquista da pole position hoje, às 14h. Antes, às 11h, os pilotos fazem a última sessão livre.

Valteri Bottas, companheiro de Hamilton na Mercedes, foi segundo nos treinos, enquanto as Ferraris de Sebastian Vettel e Kimi Raikkönen e as Red Bulls de Daniel Ricciardo e Max Verstappen se revezaram entre a terceira e a sexta posições. 

Felipe Massa espera ficar logo atrás do trio de ferro na classificação, hoje

Na Fórmula 1 há degrau entre as equipes. Num primeiro patamar estão Mercedes, Ferrari e Red Bull. E é logo atrás deles que o brasileiro Felipe Massa, da Williams, espera se posicionar no treino classificatório de hoje, às 14h, em Interlagos.

Ontem, ele foi sétimo e oitavo nas sessões livres. “É o que a gente pode”, disse o veterano, que aponta Force India, McLaren e Renault como principais rivais e crê em possibilidade de chuva na atividade de hoje. “Domingo (amanhã) deve estar bem quente também, ao contrário de amanhã (hoje), mais fresco e até com um pouco de chuva. Tem de ficar esperto. É sempre importante a posição de largada aqui.”

Torcedores devem estar atentos a interdições ao redor de Interlagos

Planejamento é a palavra de ordem aos torcedores que vão hoje e amanhã para Interlagos acompanhar o GP Brasil de Fórmula 1. Desde a madrugada até as 19h de amanhã, as principais ruas foram fechadas em raio de dois quilômetros ao redor do autódromo, o que exige atenção daqueles que optarem por ir até lá de carro. 

A SPTrans oferece ônibus especiais saindo de seis pontos da Capital. A prefeitura distribuiu ainda 3.500 credenciais a taxistas para atender em cinco pontos de embarque na região. Uma boa opção é ir até Interlagos de trem, descendo na Estação Autódromo, que terá menor intervalo entre as composições da Linha 9-Esmeralda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;