D+ Titulo Paixão
Futebol virtual se espalha em diferentes gramados e jogos

Em um mercado agitado, o futebol tem espaço
e aparece no pódio dos mais vendidos no Brasil

Por Luís Felipe Soares
Diário do Grande ABC
15/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A paixão dos brasileiros (e de outros países) pelo futebol não se resume a acompanhar as partidas nos estádios. Os fãs buscam a emoção que emana das partidas entre as equipes, nacionais e internacionais, também no mundo virtual com a ajuda dos videogames. Há quem não acredite no potencial dos jogos do gênero, mas jovens de todas as idades e adultos se divertem ao máximo com os títulos lançados anualmente. A nova safra já está nas lojas, com a chegada de Fifa 18 (EA Sports) e Pro Evolution Soccer 2018 (Konami), ambos com versões disponíveis para PlayStation 3 e 4, Xbox 360 e Xbox One e PC – o Fifa também está no catálogo do Nintendo Switch.

Em um mercado agitado por aventuras fantásticas, histórias de guerra, disputas espaciais, duelos de tiros e campanhas de RPG, o futebol tem espaço de respeito e aparece no pódio dos mais vendidos no Brasil. No ano passado, Fifa 17 liderou o ranking, com PES 2017 aparecendo na terceira colocação, deixando para trás grandes sucessos como Grand Theft Auto V, Uncharted 4 e Battlefield 1. Além disso, suas versões anteriores ocuparam o quinto e sexto lugar, respectivamente, na mesma lista.

DIFERENÇAS - A rivalidade entre Fifa e PES faz com que as produtoras tentem se superar a cada temporada com o objetivo de agradar os fãs fiéis e pescar outros players. Questões de mudanças de motor gráfico, contratos de exclusividade (com alguns times, campeonatos e estádios) e estilos de jogabilidade marcam cada uma das franquias de maneira individual. Grande parte dos críticos de games coloca o produto da EA Sports em patamar superior nos últimos anos, com o material da Konami demorando a encontrar saídas para voltar ao topo do gênero – desde os tempos em que era mais conhecido como Winning Eleven.

De maneira mais geral, é possível apontar o atual preferido dos brasileiros como um verdadeiro simulador de futebol nos consoles, estando mais próximo da jogabilidade e movimentação que ocorre nos gramados da vida real. A maior aposta é a ampliação do modo A Jornada, onde se controla o fictício jogador Alex Hunter em sua segunda temporada.

Já o rival agrada pelo jeito mais ‘divertido’ e pelos controles simples e efetivos. Um dos principais diferenciais é a presença mais uma vez do Campeonato Brasileiro.

Na briga pela preferência do público, Fifa e PES seguem reformulando o universo do futebol a suas maneiras, com vertentes distintas dentro do universo dos games.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;