Sua Saúde Titulo
Verão 2018
Leo Kahn
13/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O verão esta chegando e os dias ficam mais longos, com temperaturas elevadas levando ao aumento da transpiração, perda de água e eletrólitos, se não forem repostos adequadamente pode acarretar a desidratação.
Os passeios à praia, piscinas e parques são mais frequentes, significando maior cuidado em relação ao sol, alimentação, vestuário e acidentes.
A exposição ao sol em excesso pode causar danos à pele, além de contribuir para doenças como o câncer de pele, envelhecimento precoce, danos à retina e ao cristalino etc.
Com o aumento da sudorese as roupas devem ser de algodão, finas, folgadas e claras, de modo a permitir uma maior ventilação, facilitando a evaporação do suor; as roupas íntimas também devem ser de algodão.
Na praia, sungas e biquínis são os trajes ideais, porém devem ser retirados assim que possível, pois a roupa molhada após sair da praia favorece o surgimento de micoses da pele.
Não deixe as crianças pequenas sem roupa, pois o contato com a areia ou cadeira suja pode trazer problemas de pele e no trato geniturinário.
A alimentação deve conter muito líquido e frutas, devendo ingerir pelo menos dois litros de água natural, sucos, chás, água de coco; inclua saladas bem coloridas na dieta.
Frutas e legumes ricos em caroteno e em vitaminas, que deixam a pele mais protegida contra os raios solares.
Muitas crianças sentem atração pelo mar, por isso podem dar mais trabalho na praia. Para evitar sustos, tente colocar uma piscininha com água perto de você, de preferência sob o guarda-sol.
Devem sempre usar boias e coletes salva-vidas quando entrarem no mar ou piscina e sempre devem estar acompanhadas por um adulto. Não deixe as crianças sozinhas perto da água, principalmente as menores.
Cuidado com os insetos, que são muito comuns nessa época do ano, e não acumule água parada no quintal e use sempre repelente.

Saiba mais:
Não use filtro solar em bebês com menos de seis meses de idade.
Mantenha-os fora do sol.
Proteja a criança com chapéus e roupas.
Os melhores filtros solares para crianças são os de fator de proteção solar 30 (FPS 30) ou maior, também chamados de bloqueadores solares.
O ideal é aplicar 30 minutos antes da exposição, reaplique o filtro solar a cada duas horas.
Evite o sol entre 10h e 16h, quando a radiação solar é mais intensa.
Não se engane com dias nublados, pois os raios solares perigosos atravessam as nuvens e a neblina.
Cuidado com a luz refletida.
A luz do sol reflete na areia, no concreto e na água, atingindo a pele, mesmo na sombra.
Também não se esqueça dos óculos escuros com proteção ultravioleta total para evitar queimaduras da córnea e da retina.
Ao andar descalço na praia, cuidado com a areia quente e também com as doenças provocadas por larvas ou fungos que se escondem na areia; use um chinelo leve e confortável.
Se você não conhece a praia não nade aonde o nível da água ultrapasse a altura do peito, para não ficar à mercê da ação das correntes.
Sempre respeite o mar e não ultrapasse seus limites.
Não abuse do álcool e bebidas com cafeína.
Tecidos sintéticos devem ser evitados.
Cuidado com o preparo e conservação dos alimentos, principalmente vegetais e carnes, que são ainda mais importantes no verão devido ao calor. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;