Internacional Titulo
Chuva aumenta chances de epidemias na Turquia
Do Diário do Grande ABC
23/08/1999 | 09:30
Compartilhar notícia


Fortes chuvas atingiram esta segunda-feira o Noroeste da Turquia, arrasado pelo terremoto que matou mais de 12 mil pessoas, na última terça-feira, aumentando o risco de epidemias durante o trabalho das equipes de resgate.

A chuva aumentou o sentimento de desolaçao e abandono dos habitantes desta cidade, onde casas e edifícios foram destruídos ou muito danificadas pelo terremoto. Cerca de 3.000 pessoas perderam a vida em Adapazari, capital da província de Sakarya, um centro industrial que antes da catástrofe tinha cerca de 200.000 habitantes.

Enormes poças de água e lama se formaram nas rachaduras abertas pelo tremor de terra, de 7,4 graus na escala Richter, já que o sistema de drenagem de água quase nao funciona. Por outro lado, a circulaçao de veículos é muito difícil.

``O sistema de esgotos está entupido. Foi danificado pelo terremoto. Mas a prefeitura tenta reabrir os canais mais importantes. Em algumas ruas, o esgoto funciona. Nestes locais, por exemplo, foram instalados banheiros públicos', disse Ismail Ertugrul, um inspetor do Ministério do Interior.

As autoridades distribuíram grandes pedaços de plástico para impermeabilizar os refúgios improvisados pelos habitantes perto das ruínas de seus lares.

``Estamos num terreno em declive e para nós a chuva é uma nova desgraça', disse um idoso que se dirigia ao centro da cidade, onde foram instaladas caixas provisórias de bancos. Ele quer retirar suas economias antes de partir com a família a um dos acampamentos instalados pelo exército perto das cidades mais atingidas.

Segundo Ertugrul, 5.000 barracas serao colocadas em quatro pontos diferentes, nos arredores de Adapazari. Ao todo, 25.000 pessoas poderao se alojar no local em breve, disse o inspetor.

O município estima que essas barracas podem constituir uma primeira resposta à inquietude sobre a extrema precariedade sanitária. Algumas medidas foram tomadas. Durante o domingo, foram distribuídos produtos desinfetantes à base de cloro e nos cemitérios os túmulos foram cobertos de cal para limitar a propagaçao de pragas.

A situaçao é angustiante porque ``a chuva durará vários dias', disse Ertugrul.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;