Setecidades Titulo Mobilidade
Espaço ensina dinâmica do trânsito
Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
31/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão


Formar cidadãos conscientes e conhecedores da dinâmica do trânsito. Este é o intuito do espaço vivencial de mobilidade urbana de São Caetano, que será inaugurado hoje. O projeto, voltado para a rede de ensino municipal, atenderá cerca de 5.000 crianças, com idades entre 3 e 6 anos.

A diretora de transportes da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), Cristina Baddini Lucas, explica que o objetivo não é formar motoristas conscientes, e sim mostrar para os pequenos alternativas como o transporte coletivo, a bicicleta e a caminhada. "São Caetano é uma cidade com 1,3 veículo por habitante, por isso a necessidade de incentivar práticas sustentáveis."

Localizado na Avenida Conselheiro Antonio Prado, 250, Centro, o projeto foi montado de forma a lembrar o espaço urbano do município. "A ideia é que estas crianças ajam como multiplicadores e transmitam os conceitos ensinados aqui aos pais e familiares", observa o secretário de Mobilidade Urbana, Iliomar Darronqui. Segundo o secretário, não houve investimento específico para o projeto. A montagem e organização do local contaram com apoio dos funcionários da secretaria.

Durante uma hora e meia, as crianças passarão por várias atividades, desde orientação em sala de vivência até percurso monitorado pela cidade fictícia. São 18 monitores, que passarão mensagens sobre a importância de utilizar a faixa de pedestres, andar pela calçada, respeitar os semáforos e placas, entre outros conceitos.

Com teatro e caracterização divertida, profissionais da arte fazem coreografia para incentivar os bons hábitos no trânsito. "Se percebemos que a reação dos motoristas é positiva aplaudimos", revela o ator Fábio Freitas, 24 anos. Desde o fim do ano passado ele atua nas faixas de pedestre do município divulgando o programa Travessia Segura, lançado em dezembro pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

A expectativa é que as visitas monitoradas comecem em 15 dias. As escolas interessadas devem agendar dia e horário pelo telefone 4221-1321. Segundo o secretário, caso haja sobra de horário, as escolas particulares também serão convidadas a utilizar o espaço vivencial.

EXPANSÃO

A partir de segunda-feira será feito planejamento com a Secretaria de Educação para que o projeto seja ampliado. A ideia é montar calendário para que uma cidade fictícia móvel seja instalada nos ginásios das escolas de Ensino Fundamental, ciclos 1 e 2, em até dois meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;