Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que babamos ao dormir?
Tauana Marin
Diário do Grande ABC
03/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


A saliva que produzimos 24 horas por dia é deglutida (engolida) por nós o tempo todo e automaticamente, sem que a gente precise pensar para isso. No entanto, à noite, a deglutição diminui. Quando deitamos de lado para dormir pode acontecer de essa saliva escorrer pela boca sendo que não temos nenhum tipo de controle consciente sobre a ação. Outro fenômeno que favorece isso é o fato de os músculos ficarem todos relaxados quando dormimos, inclusive os da boca, fazendo com que ela fique aberta.

Para se ter ideia, o ser humano produz cerca de dois litros de saliva por dia. Ela é responsável por umedecer e limpar a boca, lubrificando os alimentos e combatendo possíveis bactérias, além de facilitar a mastigação e ajudar na digestão da comida.

Há pessoas que possuem o costume de ranger os dentes (quando se pressiona os dentes de cima contra os localizados na parte de baixo). O fato pode provocar aumento na produção de saliva na boca ao longo do descanso.

Algumas características ligadas ao sistema oral podem potencializar o ato de babarmos durante o sono. Entre possíveis exemplos estão a má-formação óssea da boca, desvio de septo nasal (estrutura que divide o nariz em duas narinas) e a existência de uma língua com tamanho maior do que o normal.

SONO - Quanto mais novo, mais horas de sono é preciso. Um bebê de 3 meses, por exemplo, necessita dormir até 18 horas por dia. Quem tem entre 6 e 12 anos deve descansar entre nove e 12 horas por noite, e dos 13 aos 18 anos, entre oito a dez horas.

Para se ter uma noite tranquila é importante que, uma hora antes de se deitar, as atividades sejam mais leves e menos agitadas. Por isso, deve-se evitar o uso de celulares, tablets e televisão. Não é recomendado refeições pesadas momentos antes, sendo melhor ir deitar uma hora após comer. Ler livros é uma boa opção para se preparar para o descanso.

Roupas leves, travesseiros e colchões de qualidade, além de horários regulares para dormir, também são fatores importantes para que o corpo consiga relaxar o máximo possível.

Existem duas fases do sono. A primeira é chamada de ‘não REM’. É quando temos relaxamento muscular instantâneo e a respiração é regular. Uma curiosidade é que acaba sendo nessa etapa que agem os hormônios do crescimento em crianças e jovem – para os adultos, é quando o organismo se regenera dos desgastes do dia.

Depois, mais no fim da noite, inicia-se o sono REM, marcado pela presença dos sonhos. Durante esta fase, os olhos movem-se rapidamente e a atividade cerebral é similar àquela que se passa nas horas em que se está acordado.

Os cachorros costumam babar por causa de situações que podem deixá-los nervosos, como encontrar com outro cão ou estar animado com um prato de comida;

Animais marítimos, casos de baleias e golfinhos, dormem com metade do cérebro funcionando, o que faz com que seja mais fácil despertarem caso sejam atacados por predadores.

Consultoria de Gustavo Antônio Moreira, médico pediatra e pesquisador do Instituto do Sono, de São Paulo.

Pergunta enviada por Lorena Lopes dos Santos, 6 anos, de São Bernardo.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;