Internacional Titulo
Sérvia não fez nada para impedir genocídio na Bósnia para a CIJ
Da AFP
26/02/2007 | 11:07
Compartilhar notícia


A CIJ (Corte Internacional de Justiça), maior instância judicial das Nações Unidas, considerou nesta segunda-feira que a Sérvia não fez nada para impedir o massacre de Srebrenica em 1995, ato que definira pouco antes como um genocídio.

"A Sérvia não fez nada para respeitar suas obrigações de prevenir e punir o genocídio cometido em Srebrenica e fracassou em cooperar plenamente com o Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia, que processa os responsáveis", afirma o veredicto da CIJ lido pela presidente da corte, Rosalyn Higgins.

No entanto, a CIJ considerou que a Sérvia não pode ser considerada diretamente responsável pelo genocídio. "As ações daqueles que cometeram um genocídio em Srebrenica não podem ser atribuídas diretamente ao acusado", declarou Higgins.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;