Nacional Titulo
Começam obras para instalação de elevadores no Corcovado
Por Do Diário OnLine
04/09/2001 | 09:49
Compartilhar notícia


Teve início nesta segunda-feira as obras para contenção de encostas do Morro do Corcovado para a instalação de elevadores e escadas rolantes em um dos cartões postais do Rio de Janeiro, onde fica o monumento do Cristo Redentor.

A conteção deve ser concluída até abril e deve custar cerca d R$ 700 mil. Já a instalação dos elevadores panorâmicos e das escadas, patrocinada pela Arquidiocese do Rio e a Fundação Roberto Marinho, deve começar em meados de outubro.

A Santos Mota Engenharia, que venceu o processo de licitação, vai usar duas técnicas para a conteção: cortinas atirantadas (concreto armado com tirantes de aço) e contrafortes (colunas seqüenciais de concreto). A prioridade da Geo Rio é a construção de duas grandes cortinas de concreto, de cerca de 60 metros quadrados de área de pedra. Nelas, serão abertas cavidades de cerca de 20 metros de altura, onde ficarão encaixadas as torres dos elevadores panorâmicos.

Ao todo serão instalados três elevadores — sendo um de serviço. Eles darão acesso ao nível do restaurante do Corcovado, de onde os visitantes poderão pegar as escadas rolantes.

A partir de outubro, as obras de contenção serão feitas simultaneamente à instalação dos elevadores, que deverá estar concluída em fevereiro. Depois, será a vez da instalação das escadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;