Economia Titulo
Lojista sem reclamação de consumidor será premiado
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
09/10/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André abriu inscrições para empresas interessadas em concorrer ao selo "Amigo do Consumidor" - iniciativa voltada ao reconhecimento de companhias dos mais variados portes e ramos de atividade que se destacarem por adotar boas práticas no relacionamento com seus clientes.

A diretora do Procon, Ana Paula Satcheki, afirma que os interessados terão dois meses para se inscrever e, para receber a logomarca, precisam apenas cumprir o Código de Defesa do Consumidor. "As inscrições começam a partir de quarta-feira e vão até 10 de dezembro. Durante esse período, ele (o comerciante) terá acesso ao serviço para tirar dúvidas. Lá, terá a oportunidade de tomar conhecimento mais sistematizado do que a lei já diz", argumenta Ana Paula.

A diretora ressalta que para conquistar o prêmio é preciso atingir até 90% da pontuação dos pedidos feitos na inscrição na área de atuação do comerciante. "O programa também é muito didático. Com isso, ele poderá conhecer melhor como se pratica troca e entrega, por exemplo."

Para a diretora, a prática é inovadora e ajuda os comerciantes da região - que são motivo de poucas denúncias no Procon - a serem mais reconhecidos pelos consumidores por suas boas práticas. "O selo é focado para o comércio e funciona como política de incentivo ao setor na cidade. São eles que terão esse apoio de criar elemento para que esse pequeno lojista possa se estabelecer com competência, seriedade e respeito às normas."

Para se inscrever, os empreendedores devem entrar no site www.santoandre.sp.gov.br e acessar ficha de inscrição e questionário clicando sobre a janela Procon, disponível no canto inferior esquerdo, e posteriormente sobre a seção Selo Amigo do Consumidor.

Ou acessar diretamente o link http://www2.santoandre.sp.gov.br/page/92/29. A ficha de inscrição e o questionário deverão ser preenchidos e entregues na sede do Procon de Santo André (Rua Arnaldo, 49, Vila Bastos) até as 17h do dia 10 de dezembro.

Os questionários serão analisados por comissão avaliadora, formada por integrantes do Procon de Santo André, da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e uma universidade, representante do segmento acadêmico. Caberá à comissão o papel de verificar a veracidade das informações prestadas. "Se forem detectados dados inverídicos, a empresa poderá ser desclassificada", destaca Ana Paula.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;