Internacional Titulo
Talibã e Aliança do Norte usam crianças como soldados
Por Do Diário OnLine
02/10/2001 | 02:45
Compartilhar notícia


O jornal New York Times traz em sua edição desta terça-feira reportagem de um de seus correspondentes na fronteira com o Afeganistão que relata a existência de crianças tanto na frente de batalha do Talibã, que controla a maior parte do país, quanto da Aliança do Norte, o principal grupo de oposição aos milicianos, e que detém o controle em cerca de 10% das terras afegãs.

O jornalista David Rodhe conversou com Lalsaid, 12 anos, e que há um ano luta com a Aliança do Norte em Rahmonkhel. O menino contou que seu pai e tio foram mortos pelo Talibã no ano passado. "O inimigo nos atacou. Tive que me juntar à Aliança", disse o jovem soldado.

O próprio comandante do grupo em Rahmonkhel, que se identificou como Sarballan, diz que começou a lutar com 15 anos. Hoje tem 30 e controla cerca de 200 soldados na região. Segundo ele, a idade mínima para se integrar ao grupo de combate é 18 anos. "Os meninos estão sendo recrutados por puro desespero".

Pessoas que deixavam Cabul ouvidos pelo New York Times disseram que o Talibã também está alistando meninos para a batalha iminente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;