Política Titulo
Fome Zero: prefeitos entregarão lista de beneficiários
Por Da Agência Brasil
12/02/2003 | 09:09
Compartilhar notícia


O PT encerra nesta quarta-feira, em Brasília, o encontro entre prefeitos do partido que tem a finalidade de discutir o Programa Fome Zero e diversas ações de âmbito municipal. O presidente da legenda, José Genoíno, e o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, participaram da abertura do evento, na terça, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma visita de surpresa na hora do almoço, quando conclamou o partido a manter a união interna. Em uma das reuniões, foi pedido para que os prefeitos entreguem em um prazo de 30 dias a lista de beneficiários do programa.

O seminário prevê para esta quarta um debate sobre o financiamento aos municípios e o desenvolvimento local, com participação de representantes dos Ministérios da Cidade, do Planejamento e da Fazenda, do Banco Central, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Fórum de Prefeitos. Também serão promovidos debates sobre problemas e propostas para o financiamento aos municípios.

Na terça, ministro José Graziano, da Secretária de Segurança Alimentar e Combate à Fome, apresentou o programa Fome Zero, um dos principais temas do seminário, em detalhes para os prefeitos. O ministro recebeu diversas sugestões sobre como criar conselhos de segurança alimentar nos municípios, que coordenariam a produção, estocagem e distribuição de alimentos. Outra idéia foi o programa que prevê que cidades e bairros com melhor condição alimentar ajudem os que estivessem em situação crítica.

Após a palestra de Graziano, foi pedido aos prefeitos que apresentassem em até 30 dias uma lista dos beneficiários potenciais do Fome Zero. “Isso não é tão difícil, já que grande parte dos municípios já têm cadastros de famílias carentes de outros programas como o Bolsa-Escola e os programas de saúde em casa”, informou o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel.

Ele acredita que os municípios possam contribuir muito com o programa fornecendo um cadastro e base de dados confiáveis e uma estrutura logística para a distribuição dos alimentos. Pelos cálculos de Pimentel, Belo Horizonte teria entre 30 mil e 40 mil famílias que podem entrar no Fome Zero. “Poderíamos distribuir os cartões e atendê-los rapidamente, especialmente porque já temos experiência com o uso de cartões”, sugeriu.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, viu no encontro uma prova do comprometimento de Lula e do PT no combate à fome. “O PT não é um partido que joga sozinho. Ele escuta as demandas populares e acomoda as forças do poder”, comentou. No ponto de vista dele, o Fome Zero não é um programa clientelista ou eleitoreiro, mas deve ser associado a mudanças econômicas que levem ao desenvolvimento.

Prefeitos de municípios menores também vêem o Fome Zero com bons olhos. É o caso de Fábio de Paiva, prefeito de Tocantins, cidade com 15 mil habitantes situada na Zona da Mata de Minas Gerais. Ele acredita que o programa permitirá a circulação de mercadorias em dinheiro em algumas áreas mais pobres do país. “O Fome Zero dará um fôlego para a população carente até que o país volte a crescer. Os recursos precisam voltar a chegar aos municípios”, destacou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;