Cultura & Lazer Titulo World Press Cartoon
Caricatura de Fidel Castro, feita por Fernandes, é premiada em Portugal
Por Marcela Munhoz
19/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


 Há um ano, Fernandes, caricaturista do Diário, ganhava o terceiro lugar do PortoCartoon, premiação portuguesa. Agora, o artista foi contemplado em outra importante competição da área lá da Terrinha: o World Press Cartoon, que reúne as melhores caricaturas que foram publicadas em jornais e revistas.

A edição de 2007 selecionou nove obras ao redor do mundo – divididas em três categorias – e a do ilustrador está na lista. O anúncio da colocação de cada artista será em 10 de junho no Centro Cultural e de Congressos da cidade de Caldas da Rainha.

O que se sabe é que as caricaturas premiadas são do Brasil, Equador, França, Grécia, Irã, Itália, Sérvia e Suíça. O trabalho inscrito por Fernandes, Fidel Castro, foi publicado na Retrospectiva de 2016 do Diário, publicação que também receberá certificado.

“É um prêmio considerado referência no humor gráfico publicado na imprensa. É algo muito importante. Digo que agora fechei um ciclo na minha carreira, era o que queria”, conta Fernandes, que visitará Portugal pela primeira vez. “A terra do meu avô”.

Nascido em Avaré, Interior de São Paulo, Fernandes já ganhou diversos prêmios pelo País e mundo. Também já foi jurado de eventos importantes na área. “Comparo o Salão Internacional de Humor de Piracicaba com a São Silvestre (ele já ganhou cinco vezes>); o World Press é uma maratona mundial”, compara. A começar, segundo ele, pela escolha dos jurados: “O uruguaio Sabat é um dos meus ídolos e ele fez parte da equipe”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;