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Concorrentes se movimentam com anúncio do grupo Sonda
Por Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
16/02/2006 | 08:09
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O investimento de R$ 100 milhões anunciado nesta semana pela rede supermercadista Sonda no Grande ABC – para construção de um shopping e dois supermercados em São Bernardo e outro ponto-de-venda em Santo André – começa a despertar os concorrentes diretos na região, que estudam ampliações e reestruturações do negócio.

O Shopping Metrópole – um dos primeiros conjuntos comerciais do Grande ABC e o mais próximo de onde será inaugurado o novo empreendimento do Sonda – movimenta-se para tirar do papel um antigo projeto de ampliação da ABL (Área Bruta Locável), engavetado por falta de consenso entre acionistas – a administradora Sonae, o Unibanco e o arquiteto Júlio Neves.

A administração do shopping preferiu não comentar a situação do projeto de expansão do empreendimento nem informou quais são as pendências que emperram o andamento das negociações. Já o arquiteto Júlio Neves – principal acionista do complexo comercial e um dos responsáveis pelo projeto de ampliação e reforma do shopping –, procurado pelo Diário, disse apenas que a situação continua igual à do ano passado, quando os proprietários do empreendimento previram que a obra sairia do papel entre 2006 e 2007.

Se a ampliação do Metrópole sair, o shopping aumentará em cerca de 40% a área destinada para lojas, que ocuparão o primeiro piso – atualmente são 25 mil m². O estacionamento interno será transferido para um novo pavimento. A área de lazer e a praça de alimentação seriam remodeladas, segundo Neves. O shopping também ganhará oito novas salas de cinema – hoje são 3.

ABC Plaza – O ABC Plaza Shopping, de Santo André, é outro conjunto comercial que prevê investir neste ano. O superintendente Henrique de Carvalho informou nesta quarta que a Praça de Alimentação será “totalmente repaginada”, para deixar o ambiente mais atrativo. “Faremos uma intervenção na ala de lanchonetes e restaurantes. Todo o mobiliário será trocado e a comunicação aérea substituída. Mesas redondas e quadradas entrarão no lugar das que hoje lá estão”, explica o superintendente. O ABC Plaza está com 100% da ABL ocupada e recebe mensalmente 1,3 milhão de pessoas.

Carvalho afirma que, embora haja interesse de várias empresas se instalarem no ABC Plaza, a ampliação do espaço físico não está nos planos da direção do conjunto a curto prazo. “O mercado de shoppings é muito competitivo no Grande ABC. Os players que aqui atuam são fortes e importantes. Essa concorrência nos força a sempre melhorar e garantir um bom posicionamento no mercado. Por isso, definimos essa intervenção na Praça de Alimentação”, completa.

Diadema – Enquanto os principais shoppings da região se articulam para apresentar melhorias para consumidor – diante de um cenário de aumento da concorrência – novos investidores voltam as atenções para áreas do Grande ABC ainda pouco exploradas pelo varejo.

O ano de 2006 poderá marcar a estréia de um shopping de grandes dimensões em Diadema – cidade da região que, ao lado de Rio Grande da Serra, não possui shopping. Por esta razão, o município deve ser contemplado por investimentos prometidos há quase cinco anos.

A Matec Engenharia – encarregada das obras –, reviu o projeto inicial para que ficasse próximo da realidade econômica do município (e do público alvo de classes média e popular), e o empreendimento passou a ter custo da ordem de R$ 80 milhões. Até mês que vem, os empreendedores prometem apresentar os detalhes aos investidores e iniciar a comercialização para as lojas âncoras.



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