Economia Titulo
Investigação criminal expõe o lado oculto dos bancos russos
Por Da AFP
03/02/2007 | 18:43
Compartilhar notícia


Dinheiro sujo, corrupção, homicídios... A investigação sobre o assassinato do vice-presidente do Banco Central da Rússia, Andrei Kozlov, expôs o lado oculto do setor bancário russo. "O sistema bancário tem sérios problemas", acusou o deputado russo Pavel Medvedev, membro do Conselho Nacional Bancário, a instituição governamental encarregada de desenvolver o setor.

Kozlov era famoso por sua luta contra os bancos corruptos, mas os banqueiros estão convencidos de que o Banco Central também abusa de seu poder e que o sistema governamental de controle dos bancos igualmente é corrompido. "O problema da corrupção no Banco Central é gigantesco", afirma Alexei Mamontov, chefe da Associação Internacional Monetária de Moscou, criada em 1999 pelos principais barcos comerciais russos para desenvolver as operações bancárias.

O banqueiro russo Alexei Frenkel, detido em janeiro e acusado pelo assassinato de Kozlov, publicou na imprensa russa uma carta que acusava o Banco Central de participar em uma rede bancária que produz dinheiro sujo. Frenkel afirma que os bancos russos recorrem a uma prática semi-ilegal, a "obnalitchivanie", que permite aos empresários recuperar dinheiro nos bancos sem pagar impostos, passando-se por sociedades de fachada.

Segundo o banqueiro, o BC não apenas luta contra tais abusos, como participa neles realizando operações duvidosas em troca de subornos e castigando aos que se negam pagar.

Este dinheiro sujo é utilizado para financiar todos os setores da economia russa, incluindo as eleições, acusa Frenkel, ex-diretor do VIP, banco suspeito de lavar dinheiro e privado, por isso, de licença em 2006. "Não existe um só banqueiro que possa botar a mão no coração e dizer que não participou em operações duvidosas", enfatiza Mamontov. O presidente do Banco Central, Serguei Ignatiev, negou as acusações, que definiu como "infundadas". "Estas informações são difundidas por aqueles a quem o Banco Central impede de realizar operações bancárias ilegais", afirmou.

O vice-presidente do Banco Central, conhecido por seus esforços em termos de transparência no setor bancário, Andrei Kozlov foi assassinado a balas em setembro de 2006 na saída de um estádio de futebol de Moscou. Em 2006, retirou a licença de 44 bancos dos 1,2 mil existentes no país, a maior parte por atividades ilegais. Entre as licenças retiradas estava a do VIP.

Depois de sua morte, a preocupação sobre a situação no setor bancário se multiplicou. "Temos todos os tipos de problemas com o sistema de vigilância das atividades bancárias", afirma Andrei Iemeline, subdiretor da Associação de Bancos Russos.

A Câmara de Auditorias anunciou sua intenção de lançar investigações dentro do Banco Central e estão previstas audiências parlamentares em março para discutir uma nova legislação que poderá reduzir determinados poderes do BC.

A revista financeira Expert assinala que uma lei contra o dinheiro sujo dos bancos "privarias de rendas muita gente, não apenas na comunidade bancária, como também nas autoridades reguladoras dentro da Administração".



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;