Economia Titulo
Metalúrgicos do ABC aprovam greve a partir de segunda
Do Diário OnLine
Com Agências
11/09/2004 | 19:24
Compartilhar notícia


Os filiados ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC que trabalham em empresas do Grupo 9 (trefilação e laminação de metais ferrosos, máquinas, aparelhos elétricos, eletrônicos e similares, refrigeração, esquadrias), Grupo 10 ( lâmpadas, rolhas metálicas, aparelhos elétricos de iluminação, artefatos de ferro) e fundição decidiram iniciar uma greve na próxima segunda-feira.

A assembléia onde a paralisação foi decidida aconteceu neste sábado. Os metalúrgicos destes setores lutam por reajuste salarial, mas as empresas ainda não apresentaram nenhuma proposta.

Já os trabalhadores ligados ao Sindipeças (autopeças, forjaria, rebites e parafusos), na mesma assembléia, aceitaram o reajuste acertado em reunião na sexta-feira. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, foi o maior aumento real conquistado nos últimos 12 anos.

Além de reposição integral da inflação dos últimos dez meses (diferença entre a data base do ano passado e a deste ano), que foi de 5,37%, os metalúrgicos de empresas do Sindipeças conquistaram 4% de aumento real. Ficou definido também que o limite de horas extras por ano será de 286 horas (30 por mês).

Quando o trabalho extra exceder as 30 horas mensais, o trabalhador receberá 75% de adicional de segunda a sábado e 130% se elas forem feitas aos domingos, feriados e dias já compensados.

O acordo prevê ainda que as empresas terceirizadas que fazem trabalhos para o Sindipeças, cujos contratos já estão em vigor, terão 180 dias para cumprirem as regras trabalhistas, previdenciária, de saúde e segurança do trabalho sob pena de terem seus contratos rescindidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;