Esportes Titulo
Líderes em empates na
Série B buscam sobrevida
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
22/10/2011 | 07:22
Compartilhar notícia


Equipes que mais empataram na Série B do Campeonato Brasileiro, São Caetano (13) e ABC (12) se enfrentam hoje, às 16h20, no Anacleto Campanella, com objetivos idênticos: melhorar a posição na tabela para não serem ultrapassadas e se juntar ao pelotão dos últimos colocados.

Apesar das campanhas parecidas, o Azulão vive situação menos confortável. Com dois pontos a menos (40) que o adversário, joga pressionado pela vitória porque se Icasa e Goiás vencerem, volta à zona de descenso.

Os times também têm números idênticos como visitantes. Dos 15 jogos que atuaram fora de casa, venceram quatro. Os números são pouco significativos, mas o técnico Márcio Araújo não quer ver sua equipe dispersa, mesmo com a vitória por 3 a 0 sobre o Barueri fora de casa. "Ninguém chega a lugar algum só com empolgação. Temos de olhar o momento e a nossa realidade mostra que precisamos vencer. Se perdermos, podemos voltar à zona de rebaixamento", destacou.

A preocupação faz sentido, afinal o ABC foi o único a vencer a líder Portuguesa e o Boa Esporte, que dificilmente perdem como mandantes.

Ciente de que o adversário joga retrancado e tem contragolpe letal, o treinador Márcio Araújo não expôs as armas que pretende adotar no jogo.

Segundo ele, não há segredos quanto ao fato de o time ter melhorado a performance defensiva. Nos últimos três jogos sofreu apenas um gol, mas ainda tem a quinta pior defesa. Sofreu 45 gols e tem dois de saldo graças à goleada sobre o Barueri. "A gente orienta e dentro de campo é com eles. Melhorou porque o time correu mais, cumpriu a função tática e os atacantes estão ajudando na marcação. O futebol é isso, não tem segredo."

Mais uma vez a equipe não contará com o zagueiro Thiago Martinelli e o meia Kleber. Os dois se machucaram contra o Sport. Martinelli levou pancada no pé direito e já treina com bola, mas fica de fora para readquirir ritmo, e Kleber voltou a sentir contratura muscular na coxa direita. Ele fará outro exame de ressonância na segunda-feira. O time é o mesmo da rodada anterior.

O ABC terá dois desfalques: o zagueiro Irineu, contundido, e o volante Ricardo Oliveira, suspenso. O técnico Leandro Campos não divulgou os substitutos.

 

Luiz afirma que pior já passou e cutuca diretoria

 

O duro golpe da permanência por diversas rodadas na zona de rebaixamento na Série B do Brasileiro aparentemente fez com que a ficha caísse no São Caetano. Mais pé no chão, o time agora parece mais confiante de que pode escapar do rebaixamento por causa da sequência de oito jogos sem derrotas - quatro vitórias e quatro empates. O Azulão está invicto desde a contratação de Márcio Araújo, no mês passado.

Para o goleiro Luiz, por exemplo, o pior já passou. "O que nos deixa otimistas de que podemos sair desta situação é que temos feito bons jogos e estamos reagindo. No entanto, o equilíbrio é muito grande na Série B e não podemos baixar a guarda", alertou.

Embora alguns jogadores avaliem que o acesso ainda é possível, Luiz entende que primeiro a equipe precisa seguir olhando para o lado de baixo da tabela. "A nossa realidade é essa, nos afastarmos primeiro da zona de rebaixamento. A meta principal é chegarmos aos 46, 47 pontos e afastarmos de vez os riscos de queda. Feito isso, aí sim podemos sonhar mais alto."

Embora possível, só um milagre garantiria o acesso ao São Caetano. Se vencer todos os jogos, o time chegará no máximo a 61 pontos. Mas para isso precisa torcer para série de tropeços de concorrentes. O time tem 40 pontos, dez a menos que o Americana, quarto colocado.

Na opinião do goleiro, que ficou dois meses afastado se recuperando de lesão na panturrilha direita, o São Caetano chegou à situação crítica na Série B por causa das frequentes trocas de treinadores. "As coisas não acontecem por acaso. O Ademir Fonseca fez bom trabalho no Paulista e acho que não devia ter saído (foi demitido por dizer que não era consultado na contratação de jogadores). Essa troca constante prejudica, mas felizmente o Márcio (Araújo, técnico) encaixou e a equipe está reagindo." Luiz tem contrato até dezembro.

Quando diz que o técnico encaixou, o goleiro resume com outras palavras o que o meia Ailton externou após o jogo com o Barueri. Ele disse que Márcio foi o principal responsável pela recuperação da equipe porque, nas palavras do jogador, passou a dar tratamento igual a todos. Ou seja, deu a entender que havia privilégios no grupo.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;