Economia Titulo
Consumo de energia deve crescer 4,6%, aponta ONS
Do Diário OnLine
06/08/2004 | 10:57
Compartilhar notícia


O consumo de energia elétrica deve crescer 4,6% em todo o país neste ano, segundo previsão do ONS (Operador Nacional do Sistema). Trata-se do maior salto na demanda elétrica anual desde o racionamento de energia, em 2001.

Entre janeiro a julho, o aumento da demanda projetada pelo ONS foi de 4,1%, enquanto o crescimento constatado de fato foi de 3,8%.

De acordo com o ONS, há energia suficiente no país para agüentar um crescimento anual da demanda de energia de até 6,4% por ano até 2007, levando-se em consideração um crescimento de até 4,8% do PIB (Produto Interno Bruto).

Mesmo com este cenário de retomada, os riscos de déficit de energia no país não ultrapassam 2% até 2007, nível inferior ao critério de segurança estabelecido pelo órgão, de 5% de risco.

A partir de 2008, porém, a possibilidade de que ocorra uma demanda maior de que a oferta sobe para 5,5% no Nordeste e 6,4% no Norte do país, ultrapassando os critérios de segurança. No Sudeste, o risco permanece baixo em 2008, de 2,6%. Nas vésperas do racionamento de energia, em 2001, o risco de déficit chegou a 15%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;