Cultura & Lazer Titulo
Música, letra e dança
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
03/08/2011 | 03:30
Compartilhar notícia


Dois clássicos se unem através da literatura e da dança para promover um verdadeiro espetáculo cênico, em cartaz no fim de semana no Teatro Municipal de Santo André.

Inspirado no universo mágico de Miguel de Cervantes e nas aventuras dos amigos Sancho Pança e Quixote, e recontado através do balé, 'Don Quixote' sobe ao palco pelas companhias Studio Corpore Sano e Circuito de Dança Jolles Salles.

"É a narração de uma aventura de Dom Quixote e funciona como uma passagem do balé. A história se desenvolve a partir da visão que Quixote tem da personagem Kitri. A história toda se desenvolve a partir de uma aventura. O protagonista do romance de Cervantes acaba ficando como personagem secundário nesta obra", conta Mariana Ribeiro, que coassina a direção e coreografia da montagem.

Trinta atores e bailarinos se revezarão entre os três atos da trama. "A história se passa na Espanha e toda a parte de dança leva um lado espanhol, com coreografia com castanhola e leque", completa Mariana.

A adaptação segue a cartilha do balé original, criado em 1869 pelo coreógrafo Marius Petipa e o compositor Léon Minkus para o Bolshoi. Diversas versões sobre o original foram acrescentando elementos diferentes ao clássico de Petipa. Em 1900, Alexander Gorsky reformulou a coreografia para três atos e quatro cenas.

Com liberdade e irreverência, Petipa focou a história no romance de Kitri com Basílio. No romance, o destino dos dois se cruzam com Quixote e Sancho Pança quando, em passagem pela vila dos namorados, os amigos descobrem que eles estão em fuga porque o pai de Kitri não deseja que ela se case com Basílio.

"Fazemos apenas algumas alterações na coreografia. A linguagem de dança é a mesma, mas trazemos alguns toques da contemporaneidade", completa a coreógrafa.

Don Quixote - Dança. No Teatro Municipal de Santo André - Praça 4º Centenário. Tel.: 4343-0789. Sábado, às 17h e às 20h30 e dom., às 20h. Ingr.: R$ 30.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;