Economia Titulo
Petrobras amplia alcoolduto unificado
Por
15/11/2010 | 07:04
Compartilhar notícia


 

Investimentos de até R$ 6 bilhões devem ser aportados no projeto único de alcoolduto que irá nascer do termo de compromisso de associação entre Petrobras, Camargo Correa óleo e Gás, Copersucar, Cosan Indústria e Comércio, OTP (Odebrecht Transport Participações) e Uniduto Logística. A aprovação da proposta é esperada para quinta-feira, segundo fontes próximas das negociações.

Dos projetos de três dutos que serão unidos em um único alcoolduto, apenas o trecho que se estende de Ribeirão Preto até Paulínia, no interior de São Paulo, está efetivamente aprovado. O restante da malha dutoviária será novamente rediscutida, buscando-se a melhor eficiência dos três projetos, originalmente elaborados pela PMCC Soluções Logísticas de Etanol.

A fonte explica que a indefinição sobre o formato do duto único é que levou a decisão do aporte inicial ser apenas de R$ 100 milhões, com mais aportes devendo ser feito em 60 dias.

Segundo nota distribuída pela Petrobras, a companhia terá participação de 20% da Petrobras, 20% da Cosan, 20% da Odebrecht, 20% da Copersucar, 10% da Camargo Correa e 10% da Uniduto. A participação das empresas foi definida de acordo com a capacidade de investir, respeitando algumas regras impostas. Por exemplo, a petroleira decidiu ter participação de 20% e impôs este limite para a participação das demais associadas.

Além disto, como Cosan e Copersucar tem grande capacidade de investimento, para acomodar players e equalizar a participação no duto único, entraram com participação de 20% cada uma, além da participação dentro da Uniduto.

A união dos projetos de alcoolduto já era esperado pelo mercado de etanol. Além de gerar sinergias, a unificação aumenta volume de etanol para ser transportado pelo sistema de transporte multimodal.

Apenas nestes dois projetos, a capacidade de transporte é de 39 bilhões de litros, mais que a totalidade da produção de 30 bilhões de litros esperada para a safra atual 2010/11, dos quais 27,7 bilhões devem ser absorvidos pelo mercado interno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;