Cultura & Lazer Titulo
Tom Cruise fará mágico em filme
Por Das Agências
04/02/2001 | 17:14
Compartilhar notícia


  O astro Tom Cruise será produtor e protagonista de um filme sobre o ilusionista Jasper Maskelyne, o mágico britânico cujos truques ousados enganaram os nazistas durante a Segunda Guerra e salvaram milhares de vidas. A idealização do longa-metragem foi anunciada na última semana pela Paramount Pictures e será baseada no livro The War Magician (O Mágico da Guerra), do escritor norte-americano David Fisher.

Maskelyne nunca disparou sequer um tiro durante a batalha, mas suas façanhas mirabolantes tiveram papel fundamental na vitória dos aliados no norte da África. Entre muitos de seus triunfos, está o desaparecimento do Canal de Suez, por meio da instalação de várias luzes estroboscópicas giratórias que despistaram os pilotos.

O ilusionista fez aparecer um navio de guerra no rio Tâmisa, em Londres, usando apenas uma maquete e espelhos. Foi encarregado de comandar a Unidade de Camuflagem dos Engenheiros Reais do exército britânico. Enviado para o Egito, lá realizaria algumas de suas missões.

Uma delas era evitar que as tropas alemães, lideradas pelo general Erwin Rommel, bombardeassem o porto de Alexandria. Maskelyne montou a cinco quilômetros do local um cenário que reproduzia a mesma iluminação do porto, o que acabou confundindo os aviões nazistas.

No entanto, a maior façanha de Maskelyne aconteceu em 1942, quando conseguiu convencer o general Rommel de que a oitava brigada do exército britânico estava no sul do deserto egípcio, pronta para o ataque em Alamein, quando na verdade estava no norte.

Embora tenha sido elogiado pessoalmente por Winston Churchill e caçado por Adolf Hitler, Maskelyne viveu o resto de seus dias praticamente no anonimato, como fazendeiro do Quênia.

O Círculo Mágico, associação britânica de mágicos e ilusionistas, recebeu a notícia a respeito do filme com satisfação. “Qualquer coisa sobre mágicos é uma boa notícia e Maskelyne é descendente de uma fantástica dinastia de mágicos”, declarou Jack Devlin, porta-voz da instituição, referindo-se ao parentesco de Jasper Maskelyne, neto de John Nevil Maskelyne, um dos pioneiros da mágica britânica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;