Internacional Titulo
Rússia será tema central na visita de Clinton à Alemanha
Do Diário do Grande ABC
01/06/2000 | 10:12
Compartilhar notícia


As relaçoes com a Rússia e a política dos aliados ocidentais diante da posse de um novo chefe de Estado, Vladimir Putin, serao os temas principais da visita do presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, à Alemanha, a partir desta quinta-feira. No sábado, Clinton vai partir da Alemanha para Moscou, para seu primeiro encontro com Putin.

``A Rússia será o tema principal', disse um funcionário alemao a respeito da visita de Clinton, que será também dedicada a outros temas, como o acordo sobre o fundo de compensaçao para os trabalhadores forçados do regime nazista e os casos internacionais de custódia de crianças, em que os tribunais alemaes geralmente se pronunciam em favor de parentes alemaes.

O funcionário destacou a importância de Clinton consultar seu aliado alemao antes de viajar a Moscou. Putin se reunirá com o chanceler alemao Gerhard Schroeder durante sua visita a Berlim, de 15 a 16 de junho.

A Alemanha, vários países da Uniao Européia e a Rússia expressaram sua preocupaçao sobre o programa norte-americano de mísseis de defesa, também chamado Star Wars (Guerra nas Estrelas), pois ele pode desestabilizar o atual equilíbrio estratégico mundial.

Autoridades alemas indicaram esta semana que as divergências em relaçao ao programa norte-americano de mísseis de defesa nao deveriam pôr em perigo o tratado antimísseis ABM. ``Se o tratado ABM cair, todos os esforços de Clinton em favor do controle de armamentos também cairao', disse este funcionário alemao que solicitou o anonimato.

Clinton se reunirá esta quinta-feira em Berlim com Schroeder, assim como com o presidente alemao, Johannes Rau.

Na sexta-feira, Clinton receberá em Aachen (Oeste da Alemanha) o prêmio Carlos Magno, por sua ``valente açao, inclusive mediante o uso de meios militares', em favor da Europa. ``A Bósnia-Herzegovina e Kosovo demostraram que a Uniao Européia, inclusive como entidade coletiva, ainda nao é suficientemente capaz de atuar sem o envolvimento norte-americano', segundo a Sociedade do Prêmio Carlos Magno.

O prêmio, que completa 50 anos agora em 2000, é outorgado anualmente a uma personalidade cuja açao tenha contribuído para a uniao da Europa.

Em seu discurso de recebimento do prêmio, Clinton vai se referir ao esforço que tem sido necessário para ``construir uma Europa pacífica, democrática e unida', centrando sua atençao nas questoes que ainda restam resolver, disse o assessor de Segurança da Casa Branca, Samuel Berger.

No sábado, Clinton assistirá à cúpula dos 15 países de governos de centro-esquerda, um fórum de ``Governos progressistas do século XXI'.

O primeiro-Ministro britânico Tony Blair, um dos promotores desta conferência, nao vai participar, pois tem mantido dedicaçao exclusiva à sua mulher, Cherie, que deu à luz um menino, em 20 de maio. O primeiro-Ministro israelense, Ehud Barak, também vai faltar, pois acompanha de perto a situaçao em seu país, após a recente retirada do Líbano.

Participam do encontro chefes de Estado e de governo do Brasil, Argentina, Chile, França, Alemanha, Israel, Itália, Nova Zelândia, Holanda, Portugal, Suécia, Africa do Sul, EUA, Grécia e Canadá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;