Internacional Titulo
Igreja quer que políticos da AL falem sobre família
Do Diário do Grande ABC
28/07/1999 | 16:32
Compartilhar notícia


A hierarquia da Igreja católica e em particular o Pontifício Conselho para a Família convocou entre 3 a 5 de agosto em Buenos Aires 250 políticos e legisladores de toda a América Latina para debater sobre a família.

Sob o lema "Família e Vida nos 50 anos da Declaraçao Universal dos Direitos Humanos", o cardeal colombiano Alfonso López Trujillo, encarregado de um dos ministérios-chave da Santa Sede organizou a terceira ediçao do encontro, dedicado aos desafios que ameaçam o futuro da família.

"Depois do Sínodo da América, celebrado em novembro de 1997 no Vaticano, esta é a reuniao mais forte e aberta celebrada no campo político", afirmou esta terça-feira em uma entrevista coletiva o cardeal López Trujillo. Do encontro participarao mais de 30 prelados, entre eles vários presidentes das Conferências Episcopais da América Latina e acadêmicos que "dialogarao" sobre o tema com 200 políticos e legisladores de todo o continente.

"O critério que adotamos para fazer o convite foi o de escolher pessoas representativas das naçoes ligadas ao tema, de diferentes partidos, mas que tenham experiências para oferecer neste campo", disse o cardeal. As ediçoes anteriores foram celebradas no Rio de Janeiro, em 1993, a nível latino-americano somente, e no México em 1997, a nível continental.

"A Igreja parte da idéia de que a família, o casamento, a defesa da vida sao indispensáveis para toda a sociedade coerente. A família tem que estar fundamentada no casamento, mas existem ameaças contra estes princípios e por isso é preciso estarmos atentos às políticas que se preparam nos Parlamentos", disse o cardeal colombiano.

Durante a reuniao, que será inaugurada pelo monsenhor Jean Louis Tauran, ministro das Relaçoes Exteriores da Santa Sede, serao examinados ainda temas de grande atualidade, como o da bioética, o estatuto do embriao humano, a eutanásia e as conseqüências da "nova globalizaçao" e seus aspectos éticos. "A política e os legisladores da América têm que entender a importância de uma nova globalizaçao, que nao pode ficar à margem da ética", garantiu o religioso, segundo quem embora cada país tenha sua própria problemática, há temas comuns como o da defesa da vida.

"Como Igreja, nao temos um projeto concreto, sao os legisladores que devem pensar nesta possibilidade, nós oferecemos o encontro", disse López Trujillo. Os projetos a favor do aborto que se apresentam nos vários parlamentos, o fato de na Colômbia um tribunal ter acolhido a eutanásia e as pressoes a favor das unioes informais em muitos países sao alguns dos temas que serao analisados e sobre os quais a Igreja Católica tem se pronunciado contra de forma permanente.

"O papa Joao Paulo II insta os políticos a responderem de forma afirmativa os novos desafios relativos à família e à vida em geral", garantiu. Entre os convidados à reuniao, cuja lista ainda nao foi divulgada, estao o vice-presidente brasileiro, Marco Antonio Maciel, o ex-presidente da Colômbia, Belisario Betancur, e a primeira-dama da Costa Rica, Lorena Clare de Rodríguez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;