Internacional Titulo
Ano 2000 já passou em alguns lugares do mundo
Por Do Diário do Grande ABC
02/12/1999 | 11:41
Compartilhar notícia


A febre milenarista provocada pela chegada do ano 2000 nao afeta todo o mundo, uma vez que o calendário gregoriano herdado pelo cristianismo nao é a única referência para se calcular a passagem do tempo.

Os partidários da exatidao matemática recordam que, na realidade, o ano 2000 é apenas o último ano do segundo milênio e o primeiro ano do terceiro milênio, como muitas pessoas estao confundindo. Mas este detalhe nao tem o menor efeito sobre a dimensao simbólica e emocional do número redondo que é 2000, muito mais instigante do que 2001.

Dessa forma, os habitantes de Israel, onde prevalece o calendário judeu, vivem desde 11 de setembro passado no ano 5760. O calendário muçulmano, em vigor em inúmeros países, começa com a Hégira (a partida do profeta Maomé para Medina) há 1.420 anos.

Na China, onde a vida oficial é regida pelo calendário gregoriano, será celebrado, com grande pompa, 5 mil anos de civilizaçao no próximo Ano Novo, ou seja, em 5 de fevereiro próximo.

Sejam budistas, taoístas, hinduístas ou muçulmanos, os calendários religiosos pautam ainda a vida de inúmeras sociedade, inclusive quando os países adaptaram, por razoes políticas ou econômicas, ao calendário das potências ocidentais.

A Igreja Católica, que celebra 2 mil anos de cristianismo, enfatiza a dimensao simbólica deste aniversário, enquanto que muitos historiadores cristaos consideram que Jesus nao nasceu no ano um e sim vários anos antes.

Na realidade, foi no século VI que o mundo cristao decidiu abandonar o calendário romano, organizado em funçao da fundaçao de Roma, para fazer coincidir o início da história universal com a suposta data do nascimento de Cristo.

Mas seja qual for a cultura ou o calendário oficial, todos os países do mundo tiveram que incorporar a chegada do ano 2000 a suas preocupaçoes, pelo menos por duas razoes: o efeito informático, o chamado bug do ano 2000, e a questao turística.

O governo islâmico da Arábia Saudita, por exemplo, organizou um Alto Comitê Nacional para estudar os problemas ligados ao ano 2000 e supervisionar as medidas tomadas para evitar qualquer problema informático. E Israel se prepara para receber milhoes de peregrinos que irao à Terra Santa por ocasiao do jubileu cristao.

Da mesma maneira, todos os países têm uma indústria turística que se deu conta, mais ou menos rapidamente, de que 2000 será um grande ano para o turismo. Num momento em que a polêmica sobre a globalizaçao se manifesta ruidosamente durante a conferência da Organizaçao Mundial de Comércio (OMC), em Seattle (EUA), a maneira como os cidadaos de todo mundo vao passar a noite do dia 31 de dezembro, em meio à festa ou à indiferença, será um elemento a mais do estado de ``globalizaçao' cultural do planeta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;