Cultura & Lazer Titulo
Revelada possessão demoníaca em 'Rec 2'
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
03/09/2010 | 07:03
Compartilhar notícia
Divulgação


Outro gênero dos mais bem sucedidos que vem sendo explorado ultimamente é o dos filmes de horror com baixo orçamento.

O mais novo deles, Rec 2 - Possuídos, chega hoje a quatro salas da região. É o segundo filme da série dos espanhóis Jaume Balaqueró e Paco Plaza, que começou com , em 2007. O primeiro filme saiu a custo de 1,5 milhão de euros, obtendo retorno de U$ 33 milhões.

Novamente, o cenário é o prédio que encerra pessoas vítimas de um misterioso contágio, que as fazem se transformar rapidamente em mortos-vivos e atacar umas as outras, dando continuidade à contaminação.

Agora, ao contrário de uma equipe de televisão - responsável por flagrar os primeiros ataques - e moradores comuns do edifício, o prédio é invadido por militares e por um padre, que afirma que a origem da epidemia está no sangue de uma garota que teria sido possuída pelo demônio. O religioso se apresenta ao local com a missão de obter uma amostra desse sangue para desenvolver um antídoto e salvar a humanidade da extinção.

As câmeras subjetivas - controladas pelas vítimas do mistério - continuam moldando as cenas. Só que desta vez operadas pelos militares.

É o ambiente natural que é refletido nesta condução. A câmera estremece, pega trechos escuros, claustrofóbicos e nojentos que aparecem no meio do caminho dos prisioneiros do prédio.

A linguagem da série nasceu de uma conversa entre os diretores, que falavam sobre seus filmes de horror preferidos. A ideia era que fosse muito assustador, mas com linguagem televisiva, de tempo real, da era dos reality shows.

SURGIMENTO
A onda do terror psicológico, do suspense e do horror no drible às grandes e caras técnicas cinematográficas, criou gênero a partir de A Bruxa de Blair (1999). Com câmeras na mão, apropriando pequenas locações, o efeito se dá na reprodução de ambientes aterrorizantes, no reflexo do desespero dos personagens e em fenômenos inexplicáveis, que sempre reverberam no imaginário mítico popular.

E, como é de se esperar de um produto criado por uma nova geração, , é com auxílio da internet que os produtores espalham virais de horror e curiosidade que conquistam um séquito cada vez maior de fãs.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;