Setecidades Titulo
Culinária e danças gaúchas animam festa em São Bernardo
Do Diário do Grande ABC
16/10/2004 | 13:18
Compartilhar notícia


Os visitantes da Feira de Tradições Gaúchas, que acontece no pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo, poderão conferir a programação neste fim de semana entre as 11h e 22h. O evento reúne 120 expositores de peças artesanais a culinária típica. Durante a programação, há apresentações de danças típicas, como a tradicional chula e dança do facão. Do Grande ABC, o destaque será o grupo do Centro de Tradições Gaúchas Meu Pago (que significa minha terra natal), de Diadema, que deverá se apresentar no próximo final de semana, quando se encerra as atividades.

A chula e o facão são danças praticadas só por homens. Na primeira, os dançarinos sapateiam em volta de uma lança colocada no chão, como simbologia de um desafio de amor. Já a dança do facão, segundo algumas versões, é inspirada na revolução Farroupilha, que aconteceu entre 1835 e 1845, quando os civis se revoltaram contra o império.

O Pavilhão de Exposições Vera Cruz fica na avenida Lucas Nogueira Garcez, 756, em São Bernardo. A entrada custa R$ 4. Mais informações pelo telefone 6221-0737 ou no site www.feiragaucha.z6.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;