Política Titulo
Petista tem 56% e tucano 44%, diz Datafolha
Por Das Agências
30/10/2010 | 08:43
Compartilhar notícia


Pesquisa Datafolha divulgada ontem aponta a candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, mantendo 12 pontos à frente do adversário, José Serra (PSDB), na contagem dos votos válidos. A petista fica com 56% e o tucano, 44%.

O levantamento aponta estabilidade nos índices mostrados nas duas últimas pesquisa do instituto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Na contagem dos votos totais, Dilma passou de 49% para 50% e Serra de 38% para 40%. Ambas as variações ficaram dentro da margem de erro. O total de indecisos caiu de 8% para 4% e brancos e nulos ficaram em 5%.

No geral, as curvas dos candidatos na pesquisa Datafolha neste segundo turno mostram que a ex-ministra do governo Luiz Inácio Lula da Silva saltou de 48%, no início do mês, para 50% dos votos totais, enquanto o ex-governador de São Paulo praticamente manteve o índice: começou outubro com 41% e agora tem 40%.

O levantamento também registrou pequena variação para baixo, dentro da margem de erro, no percentual total dos indecisos, dos que votam em branco, nulo ou em nenhum candidato. No início deste mês, eram 11%; agora, são 9%.

Segundo o Datafolha, os eleitores que votaram em Marina Silva (PV) no primeiro turno e agora estão indecisos caíram para 8%, mas os que vão anular ou votar em branco foram a 18%. Os dois grupos totalizam 26%. A conclusão é de que um quarto dos marineiros não se convenceram até agora a votar em Dilma ou em Serra.

A vantagem da petista continua com mais ênfase no eleitorado masculino. Nessa fatia, ela tem 54% contra 38% do tucano. Já no voto feminino há empate técnico: Dilma apresenta 46% das intenções de voto e Serra obtém 43%.

A pesquisa foi feita no dia 28 em 256 cidades e ouviu 4.205 eleitores. Foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 37721/2010.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;