Cultura & Lazer Titulo São Caetano
Comunidade japonesa ganha exposição
Por Vanessa Soares
08/06/2016 | 05:24
Compartilhar notícia
Divulgação


Para comemorar o Dia da Imigração Japonesa, celebrado em 18 de junho, dia que chegou ao cais de número 14 do Porto de Santos o Kasato Maru, navio com os primeiros imigrantes japoneses, a Fundação Pró-Memória, em São Caetano, promove a exposição virtual Irashaimase – Imigração Japonesa em São Caetano, que pode ser vista no www.fpm.org.br até o dia 30.
Na mostra o público poderá visualizar imagens históricas do acervo do Centro de Documentação Histórica, além de diversos flagrantes de atividades e eventos da Associação Nipo Brasileira da cidade, fundada há mais de 60 anos pelo Shimbokukai, grupo de amigos constituído por integrantes das primeiras famílias nipônicas que se instalaram em São Caetano.
Os registros dão conta que Senjiro Toyoda juntamente com a mulher Shizue e o filho Keigoa foram os primeiros a chegar à cidade em 1926, atraídos pela grande oferta de trabalho disponível para imigrantes, uma vez que diversas fábricas haviam se instalado no município no início da década de 1920.
Atualmente, na cidade a comunidade japonesa se organiza em entidades como a Associação Nipo Brasileira, a Associação Okinawa e a Associação Karaokê. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;