Cultura & Lazer Titulo Lançamento
Os Trapalhões para ver e ler

Livro dedicado ao cinema do quarteto de
humor será lançado dia 18, em São Paulo

Vanessa Soares Oliveira
06/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 A trajetória de algumas pessoas é tão cheia de inspiração que merece ser transformada em obra literária. A dos Trapalhões com o cinema é, sem dúvida, uma delas. Primeiro, por tudo que seus filmes significam para a sétima arte no País. Segundo, porque as gerações futuras precisam desse registro para entender a importância do quarteto no universo do humor brasileiro.

Pensando nisso, o radialista e pesquisador cultural Rafael Spaca foi atrás de pessoas que fazem parte dessa história e juntou tudo no livro O Cinema dos Trapalhões – Por Quem Fez e Por Quem Viu (Editora Laços, 554 págs., R$ 50, em média), que será lançado dia 18, na Caixa Belas Artes, em São Paulo, às 19h. Spaca não esconde que é fã da trupe de Renato Aragão. “Adoro. Eles fazem parte da minha formação cultural. Os filmes têm gosto da minha infância e até agora não existia nenhum livro dedicado a eles”, declara o autor.

A obra é fruto de quatro anos de pesquisa. Spaca reuniu 132 entrevistas feitas com diversos profissionais que trabalharam com os Trapalhões, desde diretores, músicos, técnicos e artistas, como Roberto Guilherme, o Sargento Pincel, Carla Daniel, Ronnie Von, Tony Tornado, Afonso Nigro, Alex Gill, Lenine, além de Dedé Santana e o próprio Didi. “O livro é praticamente uma constituição coletiva. Pesquisei a ficha técnica dos filmes e fui atrás dos profissionais porque ninguém nunca deu voz a eles”, explica. Além do material jornalístico, o livro traz ainda dois álbuns com cerca de 40 fotos raras dos bastidores das produções que os próprios entrevistados forneceram.

Entre os cerca de 50 filmes produzidos pelo quarteto, estão títulos como Os Trapalhões na Guerra dos Planetas, A Princesa Xuxa e os Trapalhões, Os Trapalhões no Alto da Compadecida, A Filha dos Trapalhões, responsáveis pelas seis das dez maiores bilheterias do cinema nacional, segundo Spaca. “Eles movimentaram a indústria cinematográfica em uma época muito difícil”, acrescenta. Para saber mais sobre o projeto, acesse http://oscurtosfilmes.blogspot.com.br.

O Cinema dos Trapalhões – Por Quem Fez e Por Quem Viu – Lançamento – Dia 18, às 19h. Na Caixa Belas Artes – Rua da Consolação, 2.423, Tel.: 2894-5781, em São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;