Esportes Titulo Tênis regional
Tenista de São Bernardo
troca baladas por títulos

Enrique Bogo venceu duas das quatro etapas do
Circuito Paulista, que reúne competidores de todo o País

Por Lígia Valezi
Especial para o Diário
12/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O Grande ABC deve ficar atento a um garoto que promete ser destaque no tênis nacional. Enrique Bianchini Bogo, 16 anos, tem tudo para arrebentar nas quadras. Em janeiro, o tímido e esforçado atleta conquistou duas das quatro etapas do Circuito Paulista de Tênis, que reúne competidores de todo o País.

Além disso, o jovem que compete pela categoria juvenil até 18 anos fechou a temporada 2011 em primeiro lugar no ranking paulista até 16 anos. Ele foi o nono em nível nacional. A boa colocação é resultado dos treinos diários com três horas de duração.

"O diferencial do Enrique é o foco em treinamento. Enquanto a maioria dos garotos de 16 e 17 anos não leva nada tão a sério, vai para baladas, ele, pelo contrário, é muito determinado", afirmou o treinador Edson dos Santos, que trabalha com o tenista desde dezembro de 2010.

O atleta nasceu em São Bernardo e mora no bairro Assunção. O interesse pelo esporte veio de dentro de casa. "Vi meu pai jogar e senti vontade de praticar. Isso foi aos 8 anos", contou Enrique. Desde então, começou a treinar e, aos 12, já participava de competições. O jogador é destro e compete pelo Clube Mesc, de São Bernardo. Garante ter melhor desempenho no piso de saibro.

Mas para se destacar no esporte, o atleta teve de abrir mão da companhia dos amigos. "Não dá para sair à noite, porque tenho de dormir cedo para treinar no dia seguinte. Às vezes estou em competições e perco algumas aulas na escola também", disse Enrique, que tem o comprometimento confirmado pelo técnico. "A dedicação não é apenas dentro da quadra", comentou Santos.

O jogador de 1,85m inspira suas jogadas no suíço Roger Federer e no sérvio Novak Djokovic. "Dá para aprender muito assistindo eles jogarem", declarou o jovem, que acompanha as partidas pela TV.

Ao falar do futuro, só uma coisa é certa: o tênis. "Acho que não vou fazer faculdade, porque vou treinar dois períodos e não terei tempo. A faculdade vai ficar para mais tarde", explicou Enrique, que está cursando o terceiro ano do ensino médio.

No entanto, o atleta não hesita ao dizer onde quer chegar. "Quero viver do tênis. Quero ver minha família feliz e acho que dá para chegar ao topo", disse.

No fim do mês, o tenista embarcará a Santa Catarina para competir em torneio internacional em Itajaí, categoria profissional. "Sei que não vou ganhar, mas é importante para eu treinar mais", concluiu.


Grande ABC desponta com outras estrelas no cenário nacional

Além de Enrique Bianchini Bogo, outros três jovens jogadores da região tiveram bom desempenho nas quatro primeiras fases do Circuito Paulista de Tênis, em janeiro, e despontam como promessas do esporte em futuro não muito distante. A jovem Rafaela Santos, 13 anos, venceu a primeira etapa do circuito estadual na categoria até 14 anos e terminou como vice-campeã nas outras três.

Pela ala masculina de até 16 anos, os destaques foram Gabriel Bendazolli, 15, campeão da segunda e terceira etapas individual e da primeira etapa disputada em duplas, juntamente com Vinicius Santos, também de 15 anos. Os dois tenistas treinam diariamente por seis horas em academia de Santo André.

"O trabalho está dando resultado. Estamos formando muitos atletas dentro do Grande ABC", contou Edson Santos, que além de Enrique também treina os tenistas andreenses.

De acordo com o técnico, a região conta com boa infraestrutura para a formação de talentos. "Antigamente as pessoas tinham de ir a São Paulo para treinar e hoje podem ficar por aqui. O Grande ABC está melhorando muito sua estrutura física", salientou Santos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;