Economia Titulo
Mercosul ampliado oferece colaboração à Bolívia por focos de aftosa
Das Agências
03/02/2007 | 09:44
Compartilhar notícia


O Conselho Agropecuário do Sul (CAS), integrado por Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, manifestou nesta sexta-feira seu apoio à Bolívia e ofereceu sua máxima colaboração para enfrentar os focos de aftosa detectados em Santa Cruz de la Sierra, informou a entidade em um comunicado.

Diante da detecção de febre aftosa em três municípios do departamento de Santa Cruz de la Sierra, os ministros e secretários de Agricultura dos países-membros do Conselho manifestaram "sua vontade de prestar a máxima colaboração à Bolívia para conseguir o controle da doença no menor tempo possível", ressalta a nota.

"Desde a criação do CAS, priorizamos as questões relacionadas à saúde e inocuidade agroalimentar, com o objetivo final de demonstrar que nossa região é produtora de alimentos sãos", acrescenta.

Nesse sentido, insistem na necessidade de desenvolver instrumentos efetivos para erradicar a febre aftosa na região, como o Programa de Ação "Mercosul Livre de Febre Aftosa", do qual a Bolívia também participa, e cujo objetivo é acabar com a doença antes de 2010.

O Serviço Nacional de Saúde Agropecuária e Inocuidade Alimentar (Senasag) da Bolívia relatou a existência de três focos infecciosos nas cidades de Cuatro Cañadas, Hoyos e Colonia del Sur, todas na província de Santa Cruz (leste), a segunda região produtora de carne do país, depois de Beni.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;