Cultura & Lazer Titulo
R.E.M. canta os EUA pós-atentados
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
28/10/2004 | 10:12
Compartilhar notícia


Se Reveal, de 2001, pode ser definido como ensolarado, o novo álbum do R.E.M., Around the Sun (Warner, R$ 30, em média), é exatamente o oposto. Desta vez, Michael Stipe (vocal), Peter Buck (guitarra) e Mike Mills (baixo) decidiram cantar as agruras de viver nos Estados Unidos pós-11 de setembro. É, no mínimo, um trabalho melancólico.

A faixa emblemática desse novo trabalho é Leaving New York, que abre o disco e a primeira a ganhar videoclipe. "É mais fácil ir embora que ser deixado pra trás/ Partir nunca foi meu orgulho/ Deixar Nova York nunca é fácil/ E vi a luz se apagando" canta Stipe, no refrão.

Outra composição que soa como uma espécie de hino pela paz é Final Straw, em que Stipe canta algo como "O perdão é a única esperança à qual me agarro/ e o amor, o amor será minha mais poderosa arma/ Eu acredito que não estou sozinho".

As músicas - e o disco - contextualizados, ganham uma conotação bem mais ampla. É que o R.E.M. tem feito assumidamente campanha pró-John Kerry, candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos contra George W. Bush. A banda excursionou durante meses pelos Estados Unidos numa turnê chamada Vote for Change (que significa Voto pela Mudança). Seriam cerca de 40 apresentações, no total, voltadas principalmente ao público dos estados onde a disputa eleitoral entre Kerry e o republicano Bush está mais acirrada.

Outros artistas embarcaram na campanha pró-Kerry com o R.E.M. Entre eles, Bruce Springsteen, Dave Matthew, Pearl Jam e Tracy Chapman. Stipe declarou a uma agência de notícias que Bush e outros líderes da nação perderam a oportunidade de "unir o mundo depois dos episódios de 11 de setembro".

Só que o protesto do R.E.M. não se pauta pela agressividade. Mas sim pela desilusão, desgosto, desamparo. E isso fica muito evidente na forma como as composições foram conduzidas. Muito teclado, efeitos e um ar depressivo predominam no repertório, embora haja uma pitada de som acústico dando base para determinadas faixas. Seria muito grosseiro afirmar que as canções parecem iguais. No entanto, até a faixa sete, Wanderlust, a melancolia que impera tem o poder de deixar agoniado o ouvinte mais sensível.

A própria Wanderlust se diferencia bastante, com seu andamento mais rápido, os riffs de guitarra do início, e um canto mais firme e menos choroso de Stipe. O ar de lamento volta em High Speed Train e a guitarra se sobressai em The Ascent of Man.

Só que nem tudo é caos no álbum do R.E.M.. A banda, que já flertou com a melancolia em vários discos de sua carreira, termina o CD de forma esperançosa. É justamente com a faixa-título, Around the Sound, que Stipe faz o apelo, algo como "Deixe meus sonhos me porem livre/ Acredite, acredite/ agora agora agora...".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;