Política Titulo São Bernardo
Marinho terá de superar crises no governo para alavancar Tarcisio

Prefeito viu gestão em xeque após embates na Educação e com servidores

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
02/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), inicia 2016 com o desafio de superar as adversidades enfrentadas por sua gestão no ano passado e pavimentar a candidatura ao Paço de seu secretário de Serviços Urbanos e de Coordenação Governamental, Tarcisio Secoli.

Marinho viu em 2015 sua gestão ser questionada, principalmente após deflagrar crise nos setores da Educação e com o funcionalismo.

Em fevereiro, o novo plano de abastecimento da merenda nas escolas municipais, que cortou parcialmente o fornecimento de alimentos, foi duramente criticado. O caso pegou até mesmo a base aliada de surpresa e se arrastou até à convocação da titular da Pasta na ocasião, Cleuza Repulho (PT), para sabatina na Câmara. O embate foi marcado por ríspidas acusações entre Cleuza e a oposição. Depois de meses e já sem Cleuza na administração, Marinho retomou o repasse dos alimentos, discretamente.

Com os servidores, Marinho, que é oriundo do movimento sindical, viu surgir a maior greve da história da categoria. Foram 22 dias de paralisação, que terminou depois de acordo, por pagamento de bônus e reajuste salarial, somente para este ano, de forma acumulada.

Esse retrospecto, somado a crises políticas na Câmara, como a formação do G-9 (grupo de vereadores que deixou a base aliada na Casa), fez Marinho atrasar a oficialização de Tarcisio ao posto de candidato do governo na eleição de outubro. O cronograma original era de anúncio para março. Foi adiado para setembro.

O chefe do Executivo agora corre para emplacar Tarcisio junto à população. Depois de alçar a praticamente todas as agendas oficiais, Marinho acelerou sua aparição em propagandas. A maior parte delas foi divulgada durante período de Natal, quando Tarcisio apareceu em inúmeros outdoors.

No atual panorama político, o escolhido de Marinho continua como coadjuvante. Na consulta de intenções de voto feita pelo DGABC Pesquisas, a pedido do Diário, em dezembro, ele somou 9% da preferência eleitoral. O deputado federal Alex Manente (PPS) apareceu em primeiro com 40,5%, seguido pelo deputado estadual Orlando Morando (PSDB), que atingiu 21,5%. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;