Cultura & Lazer Titulo
Morre escritor espanhol Manuel Vázquez Montalbán
Da AFP
18/10/2003 | 12:20
Compartilhar notícia


O famoso escritor espanhol Manuel Vázquez Montalbán, criador do mítico detetive Pepe Carvalho, morreu na madrugada deste sábado aos 64 anos de idade, em uma sala de espera do aeroporto de Bangcoc.

O escritor catalão, que havia sido submetido há nove anos à implantação de quatro pontes de safena, morreu de um infarto fulminante, de acordo com as primeiras conclusões médicas, informaram emissoras de rádio espanholas.

A embaixada da Espanha em Bangcoc, à espera das conclusões da autópsia, limitou-se a confirmar que Vázquez Montalbán havia "morrido de repente, indo de um avião para outro". O corpo do escritor será repatriado, segundo a mesma fonte. Ele vinha de Sydney e tinha que embarcar em um vôo de conexão da companhia Thai Airways International para Madri.

Fiel durante toda sua vida ao comunismo catalão e ao antifascismo, Montalbán era um grande analista político e colaborava com o jornal El País. Seu mítico Pepe Carvalho "nasceu" em 1971 no livro "Eu matei Kennedy", como um agente secreto e foi mudando de perfil progressivamente até tornar-se um detetive particular.

Graças a esse personagem, Vázquez Montalbán fez uma discreta oposição e crítica ao governo de Francisco Franco. Suas idéias revolucionárias o fizeram passar um ano e meio na prisão, foi privado de passaporte e também perdeu a autorização de trabalhar como jornalista.

Curiosamente, um de seus livros policiais, traduzidos para 24 idiomas, transcorria em Bangcoc ("Os pássaros de Bangcoc"), à qual Pepe Carvalho definiu como "uma cidade que está apodrecendo".

Como poeta, ensaista, novelista e dramaturgo, Vázquez Montalbán recebeu muitos prêmios literários, entre eles o Prêmio Planeta, em 1979, por "Os Mares do Sul". Também ganhou o Prix international de littérature policière na França e o Ennio Flaiano na Itália.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;