Esportes Titulo
Três cidades da região vão participar do revezamento da tocha olímpica

Santo André, São Bernardo e São Caetano estão entre os 300 destinos no percurso, que começa em 3 de maio

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
06/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O Grande ABC está definitivamente na rota da tocha olímpica. Santo André, São Bernardo e São Caetano forom escolhidos entre os 5.570 municípios brasileiros e estão entre os 300 roteiros do objeto, que será aceso no dia 21 de abril na cidade grega de Olímpia, conforme a tradição milenar. A tocha chegará ao Brasil no dia 3 de maio, quando terá início o revezamento, que irá durar 95 dias, culminando com o acendimento da pira no Estádio do Maracanã, no dia 5 de agosto de 2016.

Ainda não se sabe exatamente o trajeto que a chama irá percorrer, mas já está definido que serão 12 mil condutores do objeto, que desde o ano 776 a.C., na Grécia Antiga, funcionava como um aviso de que os Jogos estavam começando e deveriam cessar qualquer tipo de guerra. Cada pessoa irá caminhar com a tocha por 200 metros e irá passar o fogo para o condutor seguinte.

Santo André e São Caetano farão parte do percurso da tocha olímpica, mas não se sabe por quanto tempo o objeto ficará nas cidades. Provavelmente, irá passar pelos dois municípios no mesmo dia e seguir em direção a São Bernardo, que está na seleta relação de 82 cidades escolhidas para a tocha olímpica passar a noite. Na ocasião, os são-bernardenses terão direito a realização de um grande show de músicos brasileiros e outras atrações que fazem parte do plano de divulgação dos Jogos.

Durante o revezamento no Brasil, a tocha irá se mover por 19,7 mil quilômetros de rota terrestre e 8.800 quilômetros de aérea, passando por até quatro cidades no mesmo dia. O objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas, aumentar a participação do povo brasileiro em torno dos Jogos, contar histórias do País e promover celebrações diárias.

No processo de indicação dos condutores da chama, a população será chamada para apontar os escolhidos em cada cidade, além de nomes indicados pelos patrocinadores da Olimpíada, assim como ocorreu com a ex-jogadora de basquete Janeth Arcain.

Não faltam nomes de expressão no Grande ABC e que devem estar na relação de condutores, como o mesa-tenista de São Bernardo Hugo Hoyama e o ex-boxeador Servílio de Oliveira, morador de Santo André. Nomes em atividade, como os dos ginastas Arthur Zanetti, de São Caetano, e de Diego Hypólito, que defende São Bernardo, além da saltadora Fabiana Murer, de São Caetano, também devem constar na relação.

TOCHA NA ERA MODERNA

A prática de mover a tocha por meio de sistema de revezamento desde Olímpia, na Grécia, até o local dos Jogos começou na edição de Berlim, em 1936. Embora na maior parte do tempo a chama seja levada por alguém correndo, ela tem sido transportada de várias formas. Viajou de barco em 1948 para cruzar o Canal da Mancha e de avião pela primeira vez em 1952, quando chegou a Helsinque, na Finlândia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;