Esportes Titulo Jogos Abertos
São Bernardo se torna plano A do Estado para sediar Abertos

Com proibição de Jogos serem disputados em
Ribeirão Preto, cidade da região foi procurada

Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
19/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação:


Uma ação civil pública proibindo a utilização de escolas públicas e creches de Ribeirão Preto para os Jogos Abertos do Interior – marcados para 26 de outubro a 7 de novembro – causou um grande transtorno ao governo do Estado, que teve de sair em busca de outro local para abrigar os quase 20 mil atletas da Olimpíada caipira. Ontem, o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Jean Madeira, esteve em São Bernardo – que receberá a competição em 2016 – e solicitou o socorro à cidade.

Apesar da predisposição são-bernardense em receber os Abertos, é necessária uma aprovação do Estado para saber se as 78 escolas estaduais poderão servir como alojamento às delegações sem atrapalhar o calendário escolar. Como neste ano houve greve dos professores, que durou cerca de três meses – mesmo sem paralisação das instituições de ensino, que buscaram alternativas para manter a maioria das aulas –, existe possibilidade da necessidade de reposição das mesmas.

“Não queremos atrapalhar o calendário escolar e pedimos o apoio de São Bernardo porque é uma cidade que respira esporte e sempre promove os eventos com maestria”, declarou Jean Madeira, que promete se reunir com o secretário de Educação do Estado, Herman Voorwald, o mais rápido possível para definir o assunto.

Porém, o secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, José Alexandre Devesa, se preocupa com a data do evento, que poderá ser adiado. “As cidades fazem contratos com atletas até o fim de outubro. Acredito que muitas delas terão dificuldades para prorrogar. Com isso, pode ser que o número de participantes diminua”, disse. “Temos plenas condições de promover 90% das modalidades com excelência”, emendou.

Caso seja confirmado sede dos Jogos, o município receberá R$ 1,6 milhão do Estado para bancar custos, como logística e alimentação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;