Esportes Titulo Talento
Atleta do Grande ABC curte boa fase na Europa
Thiago Postigo Silva
Do Diário do Grande ABC
22/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


O Polideportivo Berja, da Espanha, não é o destino final do meia Vinicius Estevam, mas é grande passo para quem já pensou em desistir do futebol.

Hoje, o atleta de 22 anos que passou por Esporte Clube São Bernardo, São Bernardo FC, Santos, Palmeiras e Portuguesa Santista sonha construir a carreira no Velho Continente.

Vinicius, que nasceu e cresceu em Diadema, começou no esporte em 2001, aos 12 anos, no Santos. Naquela temporada, começavam a despontar jogadores como Diego e Robinho, que ganharam o Brasileiro da temporada seguinte.

Meia que gostava de cadenciar o jogo, ele tinha tudo para se tornar mais um craque dos Meninos da Vila. Porém, foi preterido no clube e rodou por alguns times nas categorias de base.

Apesar da experiência, ficou desempregado em 2010 e pensou em abandonar a carreira. "Bateu grande desânimo porque é uma profissão que tem muita coisa errada. Tem bastante concorrência e não basta apenas jogar futebol... Mas prefiro não continuar falando sobre isso. Deixa para lá...", desabafou o meia.

Passada a turbulência, apareceu a chance que não deixou escapar em 2011. Vinicius foi negociado com o Efac Almacelles, da região da Catalunha, na Espanha. A equipe disputa o torneio regional, que dá vaga para a Quarta Divisão do Campeonato Nacional.

No entanto, sem muitas oportunidades, mudou para Almería, onde atualmente defende o Polideportivo Berja. "Agora tenho mais chances. A equipe também conta com jogadores veteranos que passaram por clubes grandes da Espanha. É excelente experiência", destacou Estevam.

Segundo o meia, o objetivo agora é acertar com clube melhor posicionado no cenário europeu. Ele teve propostas de agremiações espanholas - negocia para realizar teste no Málaga - e da Segunda Divisão do Campeonato Português. "O Polideportivo Berja é trampolim para mim. Quero alçar voos maiores. Também não descarto retornar ao Brasil. Quando você joga fora do País, fica mais valorizado", justificou.

Feliz, Vinicius agora nem pensa mais em desistir do futebol. "A gente não esquece do que aconteceu, mas agora minha carreira está andando. Espero que permaneça assim", frisou.


Meia serve de exemplo para atletas do EC São Bernardo

Não é apenas o meia Vinicius Estevam que busca a sorte na Europa. O Esporte Clube São Bernardo negociou o lateral-direito Ranses e o meio-campista Hércules, campeões da Segunda Divisão do Campeonato Paulista Sub-20, com o Antalyaspor, time da Primeira Divisão da Turquia.

As negociações foram intermediadas pelo técnico Júlio César Passarelli, que também ajuda a diretoria do clube. O treinador elogiou os dois jogadores, especialmente Ranses, que trabalha em empresa de logística para complementar a renda de casa.

"Para mim, ele tem sido exemplo pela sua dedicação, índole e simplicidade. Ele é batalhador, sempre buscou seu objetivo e agora deu mais um passo importante na vida", frisou Passarelli.

Vinicius Estevam também deixou conselho para os dois atletas. "Quem tem sonho não pode desistir. No início é complicado, mas depois vale a pena", garantiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;