Nacional Titulo
Operação apreende animais e plantas que iriam para o exterior
14/12/2007 | 07:26
Compartilhar notícia


A Operação Arca de Noé, do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) retirou quinta-feira mais de 4.500 animais e plantas dos Correios, que foram apreendidos neste semestre. Eles seriam enviados irregularmente para o Exterior ou chegaram ao País em pacotes disfarçados.

O lote inclui cerca de 300 espécimes de orquídeas que iriam para a Alemanha. Além de o transporte e comercialização de flora e fauna sem autorização constituir crime ambiental, a orquídea é uma espécie ameaçada de extinção.

As operações para coibir o chamado tráfico postal começaram no ano passado e apreenderam 7.000 animais vivos ou mortos. O balanço total deste ano ainda será divulgado. A identificação dos produtos é feita nos Correios por meio de aparelhos de raio X, antes usados apenas para procurar armas e drogas.

Além das orquídeas, foram encontradas mais de 3.600 conchas de moluscos, 576 artrópodes – entre eles escorpiões, borboletas, formigas e besouros (todos mortos) – e duas peles de raposa, que vinham da China para o Brasil.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;